Topo

Rafael Reis

Champions pode ser 1º troféu para mais da metade do elenco do Liverpool

Rafael Reis

22/05/2018 04h00

Para tentar impedir o terceiro título consecutivo do Real Madrid na Liga dos Campeões e voltar a ser campeão europeu depois de 13 anos, o Liverpool aposta em um grupo de jogadores que não estão acostumados a vencer.

Mais da metade dos 25 atletas que compõem o elenco dirigido pelo técnico alemão Jürgen Klopp não levantaram sequer um troféu de campeonato de primeira divisão ou copa como profissionais.

No total, são 13 jogadores ainda em busca do primeiro título. E não pense que eles estarão todos sentados no banco de reservas do Estádio Olímpico de Kiev (Ucrânia) na decisão deste sábado.

Quatro dos prováveis titulares do Liverpool na final da Champions fazem parte desse grupo: o goleiro alemão Loris Karius, os lateral direito inglês Trent Alexander-Arnold, o lateral esquerdo escocês Andrew Robertson e o atacante brasileiro Roberto Firmino.

Outros reservas que também costumam ser bastante utilizados por Klopp, como o lateral direito Nathaniel Clyne e o atacante Dominic Solake, também fazem parte do time dos sem troféu.

Nem mesmo o capitão dos Reds, o volante Jordan Henderson, 27, está muito acostumado com as conquistas O único título de sua carreira foi a Copa da Liga Inglesa, conquistada em 2011/12, sua primeira temporada em Anfield.

A taça, aliás, foi a última que entrou na sala de troféus do Liverpool. Apesar de ser o segundo maior campeão inglês da história, o clube foi campeão nacional pela última vez em 1990. Já a mais recente das suas cinco Champions foi levantada em 2005.

De todos os jogadores do time da terra dos Beatles, só um já faturou o principal torneio interclubes do planeta: o volante alemão Emre Can, que fazia parte (mas não jogava) do elenco do Bayern de Munique em 2012/13.

A situação do Liverpool é completamente diferente da vivida por seu adversário na decisão.

Atual bicampeão europeu, o Real Madrid conta um elenco repleto de jogadores acostumados a subir no pódio, colocar a medalha de peito, levantar o troféu e cantar: "Campeones, campeones".

O time do treinador francês Zinédine Zidane tem dois jogadores que já ganharam Copa do Mundo (Sergio Ramos e Toni Kroos) e um que é atual campeão da Eurocopa (Cristiano Ronaldo).

Além disso, 18 atletas do elenco atual fizeram parte do elenco de pelo menos um título de Champions. Só CR7, o astro da companhia, já venceu a competição quatro vezes.

BUSCAM O 1º TÍTULO:
Adam Bogdan (G, HUN, 30 anos)
Adam Lallana (M, ING, 30 anos)
Andrew Robertson (LE, ESC, 24 anos)
Ben Woodburn (MA, GAL, 18 anos)
Danny Ings (A, ING, 25 anos)
Danny Ward (G, GAL, 24 anos)
Dominic Solanke (A, ING, 20 anos)
Joe Gomez (LD, ING, 20 anos)
Loris Karius (G, ALE, 24 anos)
Nathaniel Clyne (LD, ING, 27 anos)
Roberto Firmino (A, BRA, 26 anos)
Simon Mignolet (G, BEL, 30 anos)
Trent Alexander-Arnold (LD, ING, 19 anos)


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores do último Liverpool campeão europeu?
Por onde andam os jogadores do último time tricampeão da Champions?
Copa do Mundo terá seu primeiro jogador nascido nos anos 2000?
Messi amplia vantagem e fica perto de recorde na Chuteira de Ouro

 

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.