Topo

Rafael Reis

Midas do entretenimento, Jay-Z se lança como empresário de futebol

Rafael Reis

07/05/2018 04h00

Jay-Z é um dos maiores nomes da música mundial, já vendeu mais de 50 milhões de álbuns e conquistou 21 Grammys. Também é casado com Beyoncé, fundou uma gravadora, é dono da agência que cuida da carreira de estrelas do porte de Demi Lovato, Mariah Carey e Rihanna.

Ex-acionista do Brooklyn Nets, uma das 30 franquias da NBA, ele também agencia atletas de várias modalidades, como o astro do basquete Kevin Durant (Golden State Warriors), o campeão mundial de boxe Sonny Fredrickson e Victor Cruz, vencedor do Super Bowl XLVI pelo New York Giants.

Bem sucedido em tudo que faz, o rapper norte-americano é uma espécie de Midas. E sua mais nova empreitada é tentar se transformar em um dos mais poderosos empresários de futebol do planeta.

A carteira de clientes ainda é pequena, mas conta com pesos-pesados do mundo da bola.

O primeiro a assinar com Jay-Z foi o zagueiro Jérôme Boateng, titular absoluto do Bayern de Munique e da seleção alemã, ainda em 2015. No mês passado, foi a vez do atacante belga Romelu Lukaku, do Manchester United, juntar-se ao time.

O centroavante era agenciado por Mino Raiola, um dos empresários mais importantes do planeta, que também administra as carreiras de Zlatan Ibrahimovic e Paul Pogba. Mas preferiu romper o vínculo com o italiano para se unir ao músico.

Mas o que Jay-Z tem a oferecer de diferente para os seus clientes?

Por ser uma empresa criada e especializada nos mercados do entretenimento e do showbusinnes, a Roc Nation, agência fundada e administrada pelo rapper, tem uma capacidade maior de explorar o lado comercial e a imagem dos seus clientes que as empresas voltadas exclusivamente para o esporte.

Desde que firmou parceria com Jay-Z, Boateng lançou sua linha própria de calçados e vem atrelando comercialmente sua imagem a duas de suas paixões fora de campo, a moda e a música.

Por outro lado, ainda falta à empresa do marido de Beyoncé a expertise para trabalhar no dia a dia futebol, que possui características bem diferentes das dos outros esportes no mercado de transferências e na assinatura de contratos com os clubes.

Até por isso, Boateng ainda continua tendo um empresário específico para esses temas. Já no caso de Lukaku, os detalhes de sua relação comercial com Jay-Z ainda não foram anunciados.


Mais de Cidadãos do Mundo

CR7 não tem tatuagem para poder doar sangue: verdade ou lenda urbana?
Discreto, Salah tem filha com nome sagrado e casamento "escondido"
"Faraó do custo-benefício: gol de Salah custa 87% menos que o de Neymar
Desfalques: 7 jogadores que vão perder a Copa-2018 por contusão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.