Topo

Rafael Reis

Discreto, Salah tem filha com nome sagrado e casamento "escondido"

Rafael Reis

03/05/2018 04h30

Dentro de campo, Mohamed Salah já cravou seu nome como um dos grandes astros do futebol mundial na atualidade. Mas, longe das quatro linhas, o egípcio ainda não parece uma estrela de fama global.

O principal jogador do Liverpool, que volta à final da Liga dos Campeões da Europa depois de 11 anos e enfrenta o Real Madrid na decisão do dia 26 de maio, tem um perfil bem diferente da maior parte dos popstars da bola.

O atacante de 25 anos não é chegado em uma badalação e nem curte muita ostentação. De perfil mais retraído, o ídolo africano é um cara reservado e que prefere não expor seus familiares.

Salah é casado desde 2013. Mas encontrar uma imagem sua ao lado de Magi, a amiga de escola que virou namorada e depois esposa, é uma tarefa das mais difíceis.

O atacante não publica há anos nenhuma foto ou vídeo ao lado da mulher em sua conta no Instagram. A filha do casal, Makka, também raramente dá as caras nas redes sociais do pai famoso.

O nome da menina de quatro anos mostra também uma outra faceta importante da vida do novo astro do futebol mundial: sua religiosidade.

O finalista da Champions é muçulmano, como 95% da população do Egito, e quis dar à sua primogênita o nome da cidade sagrada do Islã, para onde os praticantes da religião precisam viajar ao menos uma vez na vida.

No entanto, o atacante optou por fazer uma alteração na grafia do nome da filha para distanciá-la da nomenclatura de uma rede de cassinos famosa no Reino Unido: Mecca –o Islã proíbe que seus fiéis pratiquem jogos de azar.

Salah também dedica parte do dinheiro que ganha (estima-se que seu salário no Liverpool esteja na casa de 120 mil libras, quase R$ 574 mil, por semana) em obras sociais.

O craque é uma espécie de "rei da caridade" no Egito. É ele quem sustenta a escola, o hospital e o ginásio de esportes de Nagrig, a cidade onde nasceu. Entre suas doações ao vilarejo estão também uma ambulância, duas incubadoras para bebês prematuros e unidades de tratamento para artrite e problemas de coluna.

O atacante também ajuda o principal hospital especializado em câncer infantil do Egito e faz doações mensais para uma associação que presta auxílio a ex-jogadores de futebol do país.

Salah já se meteu até na política econômica do seu país. Em janeiro, ele doou cerca de R$ 1 milhão a um fundo de investimentos local para ajuda a combater a desvalorização da moeda egípcia.

Todos esses atos, assim como sua mulher e outros familiares, não estão em suas redes sociais. Afinal, o craque do Liverpool não faz questão nenhuma de aparecer. O único lugar onde ele quer brilhar é dentro de campo.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Faraó do custo-benefício: gol de Salah custa 87% menos que o de Neymar
Desfalques: 7 jogadores que vão perder a Copa-2018 por contusão
Messi desbanca Salah, assume liderança e caminha para 5ª Chuteira de Ouro
Por que capitão da Suíça é conhecido como Forrest Gump?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.