Topo

Rafael Reis

7 brasileiros ameaçados de rebaixamento nesta temporada europeia

Rafael Reis

03/05/2018 04h00

Nenhum jogador brasileiro, principalmente aqueles acostumados a atuar nos grandes clubes do país, acerta uma transferência para a Europa imaginando que seu futuro será lutar para permanecer na primeira divisão.

Mas, muitas vezes, essa briga contra o rebaixamento é a realidade que os aguarda do outro lado do Oceano Atlântico.

Apresentamos abaixo sete jogadores brasileiros conhecidos da maior parte dos torcedores que estão no combate contra o descenso nesta reta final da temporada 2017/18 do futebol europeu.

LEANDRO CASTÁN
Zagueiro
31 anos
Cagliari (ITA)

Chegou ao clube em janeiro, após passar a primeira metade da temporada encostado no banco de reservas da Roma, e rapidamente ganhou um lugar entre os titulares. Apesar de estar dois pontos à frente do Chievo, o primeiro time da zona de rebaixamento na Itália, o Cagliari corre sério risco de descer para a segunda divisão do Calcio devido à má fase que atravessa. Dos últimos 12 jogos que disputou, perdeu seis e só venceu dois. Além de Castán, a equipe conta com mais três brasileiros: o goleiro Rafael, o meia João Pedro e o atacante Diego Farias.

LUCÃO
Zagueiro
22 anos
Estoril (POR)

A primeira temporada na Europa do zagueiro que ainda possui vínculo com o São Paulo não está sendo como ele imaginava. Lucão passou boa parte do Campeonato Português afastado devido a problemas físicos e vendo seu time, o Estoril Praia acumulando derrotas e mais derrotas. A duas rodadas do encerramento da competição, o clube está na lanterna e três pontos atrás da primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Além de Lucão, o Estoril tem mais 13 brasileiros no elenco. Entre eles, alguns nomes conhecidos, como Lucas Evangelista, Victor Andrade e Renan Ribeiro.

DANILO
Zagueiro
33 anos
Udinese (ITA)

Há sete anos no futebol italiano, o ex-zagueiro do Palmeiras é o capitão da Udinese, time que já fez bonito por lá e chegou inclusive a disputar a Liga dos Campeões da Europa. Só que a equipe alvinegra desandou nesta temporada e está apenas três pontos acima da zona de rebaixamento. Para piorar, vive uma fase assustadora: não vence uma partida desde janeiro e chegou a emendar 11 derrotas consecutivas. Além de Danilo, a Udinese também conta com o zagueiro brasileiro Samir.

DOUGLAS SANTOS
Lateral esquerdo
24 anos
Hamburgo (ALE)

Campeão olímpico com a seleção brasileira na Rio-2016, o ex-jogador do Atlético-MG não escolheu bem seu destino na Europa. O promissor lateral esquerdo foi parar no Hamburgo, clube tradicionalmente poderoso da Alemanha, mas que vem flertando há anos com o rebaixamento. Nesta temporada, a situação está especialmente difícil. Faltando duas rodadas para o fim, o time, que também tem o volante Walace, é o penúltimo colocado e pode cair para a segunda divisão já no próximo fim de semana.

THIAGO MENDES
Meia
26 anos
Lille (FRA)

Ao lado de Thiago Maia e Luiz Araújo, foi para o Lille no começo da temporada acreditando que brigaria no alto da tabela do Campeonato Francês. Dez meses depois, a situação é completamente diferente. O projeto do técnico Marcelo Bielsa não durou nem meio ano, e a equipe vai ter de lutar arduamente para se manter na primeira divisão. A três rodadas do fim da Ligue 1, o Lille é o penúltimo colocado e precisa descontar dois pontos de diferença em relação ao 17º colocado para afastar qualquer risco de queda.

WILLIAM
Lateral direito
23 anos
Wolfsburg (ALE)

Outro integrante da seleção que conquistou o ouro olímpico há dois anos, o ex-lateral do Inter certamente esperava mais do Wolfsburg quando decidiu ir para a Alemanha, no começo da temporada. O time da Volkswagen é hoje o 16º dos 18 clubes participantes da Bundesliga e, caso não suba da tabela, terá de disputar sua permanência na primeira divisão em um mata-mata contra uma equipe oriunda da segundona.

NENÊ BONILHA
Meia
26 anos
Vitória de Setúbal (POR)

Fez parte do elenco campeão brasileiro com o Corinthians em 2011 e peregrinou por times menores antes de se mandar para a Europa, em 2015. Três anos depois, seu objetivo é ajudar o Vitória de Setúbal a permanecer fora da zona de rebaixamento do Campeonato Português até o fim da temporada. Neste momento, o time de cinco jogadores brasileiros têm a mesma pontuação do Paços de Ferreira, primeira equipe na zona do descenso.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Rei dos desarmes na Champions, Casemiro é trunfo do Real por vaga na final
– Seleção dos mais valiosos do mundo custa R$ 4,5 bi e tem dois brasileiros
– 7 brasileiros que já se sagraram campeões nesta temporada europeia
– Esquecido por Tite, Oscar "renasce" e vira maestro de melhor time da China

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.