Topo

Rafael Reis

Rei dos desarmes na Champions, Casemiro é trunfo do Real por vaga na final

Rafael Reis

01/05/2018 04h00

Para se classificar para a terceira decisão consecutiva da Liga dos Campeões da Europa, basta ao Real Madrid não sofrer mais que um gol na partida de volta da semifinal contra o Bayern de Munique, nesta terça-feira, na Espanha.

E, para alcançar esse objetivo, o técnico Zinédine Zidane tem em mãos um grande trunfo: o rei dos desarmes da Champions.

Na atual edição do torneio interclubes mais importante do planeta, nenhum jogador recuperou mais a bola que o volante Casemiro, titular absoluto da equipe espanhola e um dos principais nomes da seleção brasileira que vai à Copa do Mundo-2018.

De acordo com o site "WhoScored?", que trabalha com as estatísticas do futebol, o ex-São Paulo ostenta média de 4,4 desarmes por jogo na competição europeia.

Isso quer dizer que o volante já roubou 44 bolas que estavam dominadas por seus adversários ao longo de dez partidas na competição europeia nesta temporada.

A capacidade de desarmar de Casemiro é sua principal virtude e a característica que o transformou em uma peça fundamental para o funcionamento do esquema tático do Real.

O brasileiro é uma espécie de "cão de guarda" para Zidane. Como o atual bicampeão europeu joga com dois laterais que sobem bastante ao ataque (Dani Carvajal e Marcelo), cabe ao camisa 14 ficar mais plantado à frente dos zagueiros e compor com eles um tridente defensivo.

Um número ajuda a mostrar a importância do volante para o balanço defensivo do Real. Nas últimas cinco partidas em que não contou com o Casemiro, a equipe madrilena sofreu oito gols e só venceu duas vezes.

A dedicação na marcação mostrada em campo hoje em dia pelo brasileiro contrasta com a fama de displicente que marcou o início de sua carreira. No São Paulo, o volante era visto como um jogador talentoso, mas que não era muito chegado em se esforçar pelo time.

Na Europa desde 2013, quando foi contratado pelo Real Madrid Castilla, time B do gigante espanhol, Casemiro amadureceu e perdeu o pudor de "se matar" para roubar a bola do adversário.

Aos 26 anos, ele já tem em sua galeria pessoal de conquistas três títulos de Champions. E está a apenas dois jogos de colocar uma quarta medalha de campeão europeu no peito.

O Real venceu o primeiro jogo da semifinal contra o Bayern por 2 a 1, em Munique. O resultado permite que ele se classifique empatando ou mesmo perdendo por 1 a 0 no Santiago Bernabéu. Na quarta, Liverpool e Roma se enfrentam pela segunda vaga na decisão.

A final da Champions 2017/18 está marcada para o dia 26 de maio e será disputada no Estádio Olímpico de Kiev, capital da Ucrânia.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Seleção dos mais valiosos do mundo custa R$ 4,5 bi e tem dois brasileiros
– 7 brasileiros que já se sagraram campeões nesta temporada europeia
– Esquecido por Tite, Oscar "renasce" e vira maestro de melhor time da China
– 7 brasileiros veteranos de Europa para seu time repatriar no 2º semestre

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.