Topo

Rafael Reis

Por que capitão da Suíça é conhecido como Forrest Gump?

Rafael Reis

26/04/2018 04h30

Em busca do hexacampeonato mundial, o Brasil estreia na Copa-2018 no dia 17 de junho, em Rostov, contra a seleção de um dos principais personagens da história do cinema: Forrest Gump.

É esse o apelido do capitão e um dos jogadores mais importantes da Suíça, o veterano lateral direito Stephan Lichtsteiner, 34, que defende a Juventus desde 2011.

No longa-metragem homônimo, vencedor do Oscar de melhor de filme de 1995, Tom Hanks interpreta Forrest Gump, um homem simples que participa indiretamente dos principais fatos da história norte-americana na segunda metade do século XX.

Assim como o personagem, que passa boa parte do filme correndo pelas estradas dos Estados Unidos, Lichtsteiner se notabilizou nos gramados por ter um "pulmão de aço" e fôlego de sobra para correr, correr e correr.

O apelido surgiu em 2009, na primeira temporada do suíço no futebol italiano. Após marcar um gol pela Lazio no clássico contra a Roma, o lateral saiu correndo em direção aos torcedores. Foi então que um narrador descreveu o lance como "parece o Forrest Gump".

Lichtsteiner gosta da comparação, apesar de admitir que não é um grande cinéfilo.

"É um belo filme. Acho o apelido bom porque ele significa que os torcedores estão satisfeitos comigo. Fico feliz com isso", disse o lateral, durante a disputa da Eurocopa-2016.

Revelado pelo Grasshopper, o Forrest Gump suíço estreou como profissional aos 17 anos e também defendeu o Lille (FRA) durante cinco temporadas até se mudar para a Lazio e começar sua trajetória na Itália.

Ele defende a seleção desde 2006 e participou das duas últimas Copas do Mundo. O lateral da Juventus acumula 93 partidas com a camisa vermelha e já marcou oito vezes.

O momento mais crítico de sua carreira aconteceu em 2015, quando passou durante uma partida contra o Frosinone, pelo Campeonato Italiano, e descobriu que sofria de uma arritmia cardíaca. O jogador precisou passar por uma microcirurgia no coração e ficou afastado do futebol durante pouco mais de um mês.

Já na reta final de sua trajetória como profissional, Lichsteiner já não é mais titular absoluto da Juve e participou de apenas dois jogos da Liga dos Campeões da Europa nesta temporada –no total, atuou 30 vezes em 2017/18.

Mesmo assim, continua sendo uma peça essencial para as pretensões suíças. O técnico Vladimir Petkovic conta com o "pulmão de aço" do seu Forrest Gump para fazer bonito na Rússia-2018.

Brasil e Suíça estão no Grupo E da Copa do Mundo. Costa Rica e Sérvia são suas outras adversárias na primeira fase da competição.


Mais de Cidadãos do Mundo

Técnico "tampão" deixou aposentadoria para montar melhor Bayern em 70 anos
Na reta final, Salah abre vantagem e vira favorito à Chuteira de Ouro
Peixinhos: 6 astros do futebol mundial que são filhos de ex-jogadores
Wenger criou Arsenal "francês" e gastou 20% do orçamento com compatriotas

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.