Topo

Rafael Reis

Como La Bombonera deixou de ser pesadelo para times brasileiros

Rafael Reis

25/04/2018 04h30

Líder do Grupo H da Libertadores e ainda invicto na competição continental, o Palmeiras visita nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o Boca Juniors, em La Bombonera. Motivo de pânico para o técnico Roger Machado e para o elenco alviverde?

Não necessariamente. Pelo menos para times brasileiros, o mítico estádio de Buenos Aires já não tem sido tão amedrontador assim.

Nos últimos dez anos, o Boca só conseguiu vencer 60% das partidas oficiais que disputou contra representantes do futebol pentacampeão mundial dentro de sua famosa e sufocante casa.

Desde 2008, foram cinco jogos, com três vitórias argentinas, um empate e um triunfo brasileiro.

Na fase de grupos da Libertadores-2012, o Fluminense venceu o Boca por 2 a 1, em La Bombonera, graças a grandes atuações de Fred e Deco.

No mesmo ano, a equipe mais famosa da Argentina não foi além do empate por 1 a 1 com o Corinthians no primeiro jogo da decisão do torneio sul-americano. O jogo imortalizou Romarinho, autor do gol brasileiro.

Apesar de liderar o Campeonato Argentino e estar prestes a se sagrar campeão nacional, o time dirigido pelo ex-atacante Guillermo Barros Schelotto também já tropeçou em casa nesta temporada.

Duas semanas atrás, perdeu por 2 a 1 para o nanico Defensa y Justicia. Em novembro, foi derrotado pelo mesmo placar pelo Racing.

A partida desta quarta será a sexta visita do Palmeiras na Bombonera. E, apesar de jamais ter vencido no estádio em formato de caixa de bombons, o retrospecto alviverde na casa do Boca é mais do que razoável.

Afinal, o time brasileiro só perdeu uma vez no estádio do rival – 2 a 1, na Libertadores-1994. Todos os outros quatro encontros terminaram empatados, inclusive o jogo de ida da decisão continental de 2000.

O Palmeiras lidera o Grupo H da Libertadores, com sete pontos em três jogos. O segundo colocado é justamente o Boca, que soma cinco pontos. Junior Barranquilla (três) e Alianza Lima (um) completam a chave.


Mais de Clubes

– À espera da 1ª vez: 7 times famosos que nunca foram campeões nacionais
– Qual é o time que mais evoluiu nesta temporada? E o que mais caiu?
– Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho
– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.