Topo

Rafael Reis

7 brasileiros veteranos de Europa para seu time repatriar no 2º semestre

Rafael Reis

23/04/2018 04h00

Quem não gostaria de ter em seu time um jogador com longa experiência nos campeonatos de maior nível técnico do futebol mundial?

O fim da temporada europeia é o momento perfeito para os clubes brasileiros tentarem encontrar um reforço com essa característica.

Há no mercado internacional vários jogadores que estão há tempos no exterior que poderiam voltar a jogar no Brasil, seja para reerguer a carreira ou apenas para matar saudades de casa.

Listamos abaixo sete veteranos de futebol europeu para seu clube tentar repatriar no segundo semestre deste ano.

THIAGO MOTTA
Volante
35 anos
Paris Saint-Germain (FRA)
Joga na Europa desde 1999

O volante nunca chegou a jogar uma partida como profissional no Brasil. Revelado nas categorias de base do Juventus, foi descoberto pelo Barcelona aos 16 anos e completou sua formação como jogador na Espanha. Hoje, reserva no PSG, fica sem contrato no encerramento da temporada. Thiago Motta não deve ter seu vínculo renovado e vai precisar procurar um novo clube para defender. Talvez seja o momento de uma estreia no futebol brasileiro antes da aposentadoria.

ADRIANO
Lateral esquerdo
33 anos
Besiktas (TUR)
Joga na Europa desde 2005

Ao contrário de Thiago Motta, o ex-lateral do Barcelona chegou a fazer sucesso no futebol brasileiro, onde defendeu o Coritiba, antes de se aventurar do outro lado do Atlântico. Há 13 anos longe do país, Adriano já admitiu que não quer se aposentar no exterior. Ou seja, as portas estão abertas para um possível retorno. O jogador tem contrato com o Besiktas até 2019, mas nada que uma negociação com o clube turco não resolva.

RAFINHA
Lateral direito
32 anos
Bayern de Munique (ALE)
Joga na Europa desde 2005

Multicampeão com o Bayern de Munique, chegou a conversar com Palmeiras e Flamengo no começo do ano sobre uma possível retorno ao Brasil. Seu contrato termina em junho, o que facilita bastante uma transferência para o país. No entanto, o Bayern tem interesse em permanecer com Rafinha por mais algum tempo. Resta ao lateral decidir se prefere continuar como coadjuvante no elenco alemão ou ser estrela em sua terra natal.

DANTE
Zagueiro
34 anos
Nice (FRA)
Joga na Europa desde 2004

O veterano zagueiro já disputou Copa do Mundo e venceu a Liga dos Campeões da Europa, mas nunca jogou em uma equipe de primeiro escalão do futebol brasileiro. Dante foi para o exterior com 20 anos, quando ainda era uma promessa do Juventude, e não voltou mais. Ele é capitão do Nice  e tem mais um ano de contrato na França.

LUIZ GUSTAVO
Volante
30 anos
Olympique de Marselha (FRA)
Joga na Europa desde 2007

Companheiro de Dante no elenco da seleção brasileira que disputou a última Copa do Mundo, o volante também praticamente não jogou em sua terra natal. Luiz Gustavo foi negociado pelo Corinthians-AL com o Hoffenheim, da Alemanha, quando tinha acabado de completar 20 anos. O jogador é um nome importante do elenco do Olympique de Marselha.

SANDRO
Volante
29 anos
Benevento (ITA)
Joga na Europa desde 2010

O volante chegou a frequentar convocações da seleção brasileira e fazer um relativo sucesso na Premier League quando defendia o Tottenham (entre 2010 e 2014). No entanto, a carreira de Sandro entrou em declínio nos últimos quatro anos. Atualmente, possui contrato com o Antalyaspor, da Turquia, mas está emprestado até o fim da temporada ao Benevento, lanterna do Campeonato Italiano. Uma volta ao Brasil seria uma opção interessante para reerguer sua carreira.

LEANDRO CASTÁN
Zagueiro
31 anos
Cagliari (ITA)
Joga na Europa desde 2012

Assim como Sandro, está longe de viver seus melhores dias na Europa e poderia se beneficiar bastante de um retorno ao futebol brasileiro. Leandro Castán precisou retirar um tumor do cérebro em 2014, o que prejudicou bastante sua carreira na Itália. Sem espaço na Roma, o zagueiro está atualmente emprestado ao Cagliari. Sonho do Corinthians, chegou a negociar no ano passado uma volta para o Parque São Jorge. No entanto, as negociações não evoluíram.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Esquecido por Tite, Oscar "renasce" e vira maestro de melhor time da China
– Seleção deve ter batalhão de campeões nacionais na Copa-2018
– Em avaliação de robô, Alisson é melhor que Buffon, De Gea e Courtois
– Vinte anos depois, há gente que jura que o Brasil "vendeu" a Copa-1998

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.