Topo

Rafael Reis

7 astros do futebol que vão à Copa-2018 (e você provavelmente não sabe)

Rafael Reis

18/04/2018 04h30

Eles construíram histórias de sucesso dentro do futebol, ganharam muito dinheiro e são conhecidos por torcedores do planeta. Mas, na próxima edição da Copa do Mundo, não passarão de meros figurantes.

Nem todas as estrelas que vão à Rússia-2018 estarão dentro de campo ou comandando as seleções na disputa o título mundial. Vários astros irão trabalhar nos bastidores, longe dos holofotes normalmente destinados a atletas e treinadores.

A seleção brasileira tem um exemplo bem claro dessa situação. Herói na conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, Taffarel vai à Copa-2018 como preparador de goleiros da seleção de Tite.

E o Mundial está cheio de casos como o ex-goleiro. Há vários astros do futebol que vão participar da Copa como auxiliares, dirigentes e, até mesmo, técnicos de atacantes.

Conheça abaixo sete estrelas que vão trabalhar na Rússia-2018 e que você possivelmente não sabia:

THIERRY HENRY
40 anos
Francês
Assistente técnico da seleção belga

Maior artilheiro da história do Arsenal e campeão mundial com a França em 1998, o ex-atacante vai participar de sua primeira Copa do Mundo em uma função fora dos gramados. Aposentado do futebol desde 2014, Thierry Henry é um dos auxiliares do técnico espanhol Roberto Martínez, que comanda a seleção belga, uma das candidatas a zebra na Rússia-2018. A parceria começou em 2016 e já rendeu uma campanha invicta nas eliminatórias europeias.

MIROSLAV KLOSE
39 anos
Alemão
Assistente técnico da seleção alemã

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo (16 gols) é outro que vai curtir a Rússia-2018 de um ângulo inédito. Logo após deixar os gramados, há dois anos, Miroslav Klose recebeu um convite de Joachim Löw para integrar a comissão técnica da Alemanha. Mas o ex-atacante não é apenas um mero auxiliar do técnico campeão mundial. O próprio Löw já admitiu que Klose está sendo preparado para sucedê-lo no cargo.

DAVOR SUKER
50 anos
Croata
Presidente da Federação Croata de Futebol

Artilheiro da Copa-1998 e principal jogador da seleção croata que foi terceira colocada naquele Mundial, o ex-centroavante vai acompanhar os jogos da Rússia-2018 de um ângulo privilegiado, dos camarotes destinados aos cartolas. Suker ocupa há seis anos a presidência da Federação Croata de Futebol. Ou seja, é o dirigente número 1 do futebol na terra de Modric, Rakitic e Mandzukic.

ZBIGNIEW BONIEK
62 anos
Polonês
Presidente da Federação Polonesa de Futebol

Como jogador, disputou três Copas do Mundo e foi terceiro colocado em 1982. Vinte anos depois, teve uma rápida passagem como técnico da seleção polonesa. Agora, é o presidente da federação do país de Robert Lewandowski. Dirigente desde 2012 o ex-atacante de Juventus e Roma sucedeu no comando da federação um outro astro do futebol polonês, Grzegorz Lato, goleador da Copa-1974.

OLIVER BIERHOFF
49 anos
Alemão
Diretor de projetos da Federação Alemã de Futebol

Autor do gol do título do último título de Eurocopa conquistado pela Alemanha, em 1996, o ex-centroavante de Milan e Udinese é um dos cérebros mais atuantes da atual campeã mundial. Bierhoff é formado em economia e trabalha como diretor de projetos da Federação Alemã de Futebol. Na prática, é ele o chefe de Joachim Löw. É bem possível que, em um futuro não muito distante, o ex-atacante seja promovido para presidente da federação.

JON-DAHL TOMASSON
41 anos
Dinamarquês
Técnico de atacantes da seleção dinamarquesa

Aposentado dos gramados desde 2011, o ex-atacante de Milan, Stuttgart e Villarreal continua sendo o responsável pelos gols da seleção dinamarquesa. A diferença é que Tomasson não precisa mais empurrar a bola para dentro das redes adversárias. Sua função atual é fazer com que os homens de frente convocados por Age Hareide consigam transformar oportunidades em gols.

MARK VAN BOMMEL
40 anos
Holandês
Assistente técnico da seleção australiana

O ex-volante de Barcelona, Bayern de Munique e Milan já era o homem de confiança do técnico Bert van Marwijk na Holanda vice-campeã da Copa-2010. Tão de confiança que foi chamado pelo treinador para compor sua comissão técnica assim que foi contratado pela seleção australiana. Um detalhe importante: Van Bommel é casado com Andra van Marwijk, filha de Bert. Ou seja, ele é genro do chefe.


Mais de Cidadãos do Mundo

Salah ou Messi: Quem vai levar a Chuteira de Ouro nesta temporada?
6 figurinhas do álbum da Copa que não devem ir para a Rússia-2018
6 sul-americanos em fim de contrato que já estão livres para mudar de time
"Cérebro" da Sérvia já apanhou de técnico e foi expulso por não cantar hino

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.