Topo

Rafael Reis

6 sul-americanos em fim de contrato que já estão livres para mudar de time

Rafael Reis

13/04/2018 04h00

Os Campeonatos Estaduais já ficaram no passado. Então, chegou a hora dos clubes pensarem no futuro: em que times colocarão em campo a partir deste fim de semana no Brasileiro-2018 e também em possíveis reforços para a sequência da temporada.

E algumas das mais badaladas contratações do futebol brasileiro para o segundo semestre devem vir do exterior, mas não necessariamente terão de custar caro.

Jogadores cujos contratos terminam no fim da temporada europeia (normalmente no dia 30 de junho) já estão aptos para assinar com outro clube sem a necessidade do pagamento de uma indenização.

Conheça abaixo seis astros sul-americanos que ficam sem contrato no meio do ano e podem reforçar o futebol brasileiro depois da Copa do Mundo.

JONATHAN CALLERI
Atacante
24 anos
Argentino
Las Palmas (ESP)

Artilheiro da Libertadores-2016 pelo São Paulo, ainda não conseguiu mostrar na Europa o futebol que fez dele um dos principais goleadores da América do Sul nos últimos anos. Após fracassar no West Ham, Calleri dificilmente irá escapar do rebaixamento para a segunda divisão espanhola com o Las Palmas. Com contrato até o fim da temporada, o centroavante argentino deve buscar um novo clube para defender no segundo semestre. Talvez seja o momento de voltar para este lado do Oceano Atlântico em busca de um fôlego novo na carreira.

MARTÍN CÁCERES
Zagueiro
31 anos
Uruguaio
Lazio (ITA)

Polivalente, o ex-jogador da Juventus pode atuar como zagueiro e também nas duas laterais. Integrante da seleção uruguaia nas duas últimas Copas do Mundo e nome certo na convocação para a Rússia-2018, Cáceres tem futebol de sobra para permanecer na Lazio ou mesmo descolar contrato com algum outro clube relevante da Europa. O que dificulta sua permanência no primeiro escalão do Velho Continente são os inúmeros problemas físicos que vêm minando sua carreira. Na soma dos últimos três anos, o defensor não chegou a disputar nem 40 partidas.

RODRIGO PALACIO
Atacante
36 anos
Argentino
Bologna (ITA)

Há nove temporadas na Europa, o argentino fez sucesso na Inter de Milão e é bastante conhecido do torcedor brasileiro desde os tempos em que defendia o Boca Juniors. Aos 36 anos, Palacio não é mais aquele atacante velocista e cheio de vitalidade dos seus melhores dias. No entanto, ainda possui qualidade técnica acima da média. Se nenhum clube brasileiro tentar contratá-lo, é bem possível que em breve o vejamos vestindo a camisa de um time argentino.

JEFFERSON FARFÁN
Meia-atacante
33 anos
Peruano
Lokomotiv Moscou (RUS)

O veterano peruano, que deve disputar neste ano sua primeira Copa do Mundo, é um velho desejo do futebol brasileiro. Farfán já foi especulado no Palmeiras, no Vasco e também no Flamengo. Aos 33 anos, é titular absoluto do Lokomotiv Moscou e está prestes a conquistar o título russo. O sucesso no país da Copa-2018 pode até lhe render um novo contrato. Por isso, quem quiser contratar Farfán, deve acelerar as negociações e fechar negócio o quanto antes.

FACUNDO FERREYRA
Atacante
27 anos
Argentino
Shakhtar Donetsk (UCR)

Artilheiro do Campeonato Ucraniano, com 17 gols, o centroavante decidiu deixar o Shakhtar Donetsk depois de cinco temporadas. Ex-Banfield e Velez Sarsfield, o argentino possui uma qualidade que pode interessar bastante aos clubes daqui: o entrosamento com jogadores brasileiros. No Shakhtar, Ferreyra está acostumado a compor uma linha de ataque com Taison, Marlos e Bernard.

LAUTARO ACOSTA
Meia-atacante
30 anos
Argentino
Lanús (ARG)

Capitão e principal jogador do Lanús que foi vice-campeão da Libertadores no ano passado, o baixinho de 1,69 m é um dos jogadores mais criativos em atividade no futebol argentino. Apesar de ser ídolo do clube grená, o meia-atacante ainda não renovou contrato e pode mudar de endereço daqui a dois meses. Vários times brasileiros já demonstraram interesse na contratação de Acosta, como Grêmio, Internacional e Cruzeiro.


Mais de Cidadãos do Mundo

"Cérebro" da Sérvia já apanhou de técnico e foi expulso por não cantar hino
Lenda, técnico do Boca é velha "pedra no sapato" do Palmeiras
Messi chega à ponta e vira favorito para ganhar o penta da Chuteira de Ouro
Orações e linha dura: a vida de Maradona na segundona dos Emirados Árabes

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.