Topo

Rafael Reis

Qual é o time que mais evoluiu nesta temporada? E o que mais caiu?

Rafael Reis

12/04/2018 04h30

Da 12ª colocação na temporada passada do Campeonato Espanhol para o atual terceiro lugar. Das duas trocas de técnico de 2016/17 para o trabalho estável de Marcelino Toral que deve colocar o clube na próxima edição da Liga dos Campeões.

O Valencia, dos brasileiros Neto, Gabriel Paulista e Andreas Pereira, é a equipe que mais evoluiu nesta temporada europeia.

É o que mostra um estudo feito pelo "Blog do Rafael Reis" com os cinco principais campeonatos nacionais do Velho Continente (Inglês, Italiano, Alemão e Francês, além do Espanhol).

A análise comparou o aproveitamento de pontos de cada time na edição anterior e na atual das ligas nacionais. A partir desse cálculo, foi possível chegar aos clubes que mais evoluíram e também aos que mais perderam fôlego nesta temporada.

A pesquisa apontou que o Valencia é o time da primeira divisão das grandes ligas europeias que mais subiu de produção em 2017/18. O aproveitamento do time espanhol subiu de 40,3% para 69,9%. Um salto de 73,2%.

O top 5 dos clubes com maior evolução conta ainda com mais um espanhol, o Betis (52,7%), além de Burnley (45,5%), Schalke 04 (41,8%) e Montpellier (40%).

Apesar da queda nas quartas de final da Champions, o Manchester City foi o time do primeiro escalão europeu que mais subiu de desempenho nesta temporada. O virtual campeão inglês melhorou em 22,2% seu aproveitamento na Premier League.

Curiosamente, os quatro clubes que ainda continuam na briga pelo título mais importante desta temporada não estão tendo desempenhos especialmente bons em suas ligas nacionais.

Real Madrid e Roma registram queda na casa dos 15% no aproveitamento em relação à temporada passada. Já Bayern de Munique e Liverpool cresceram na comparação com 2016/17, mas só um pouquinho –2,9% no caso dos alemães e 1,5% para os ingleses.

O oposto perfeito do Valencia também vem da Espanha. O time que mais perdeu rendimento nesta temporada é o Málaga, lanterna do campeonato onde jogam Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

O declínio da equipe é assustador: 54,7%. Na última temporada, o Málaga conquistou 40,3% dos pontos possíveis e foi o 11º colocado. Na atual, o lanterna só somou 17 dos 93 pontos que disputou.

Dentre as grandes forças da Europa, quem protagoniza a maior queda de desempenho é o Chelsea. Atual campeão inglês, o time dirigido por Antonio Conte é só o quinto colocado na Premier League deste ano e tem chances remotas de disputar a próxima Champions

Resultado direto da queda de 27,2% no aproveitamento de pontos em relação à vitoriosa campanha anterior.

OS TIMES QUE MAIS EVOLUÍRAM NA TEMPORADA:
1 – Valencia (ESP): +73,2% de aproveitamento
2 – Betis (ESP): +52,7%
3 – Burnley (ING): +45,5%
4 – Schalke 04 (ALE): +41,8%
5 – Montpellier (FRA): +40%
9 – Manchester City (ING): +27,9%
12 – Manchester United (ING): +22,2%

OS TIMES QUE MAIS CAÍRAM NA TEMPORADA:
66 – Sevilla (ESP): -21,7%
73 – Chelsea (ING): -27,2%
80 – Las Palmas (ESP): -34%
81 – Metz (FRA): -39,2%
82 – West Bromwich (ING): -46,3%
83 – Colônia (ALE): -49,8%
84 – Málaga (ESP): -54,7% de aproveitamento


Mais de Clubes

– Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho
– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar
– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
– Às vésperas da Copa, futebol europeu sofre com queda de gols

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.