Topo

Rafael Reis

Messi chega à ponta e vira favorito para ganhar o penta da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

10/04/2018 04h30

Atual vencedor da Chuteira de Ouro, Lionel Messi virou o favorito para conquistar pela quinta vez na carreira o troféu concedido ao maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na temporada.

O camisa 10 do Barcelona alcançou Mohamed Salah, do Liverpool, na liderança do prêmio depois de marcar três vezes na vitória por 3 a 1 sobre o Leganés, no último sábado.

Agora, o astro argentino e a estrela egípcia têm 29 gols cada nas ligas nacionais que disputam e dividem a primeira colocação da Chuteira de Ouro, com 58 pontos, quatro a mais que o italiano Ciro Immobile, da Lazio, que é o terceiro.

Mas Messi tem uma vantagem importante na disputa particular contra Salah: o número de jogos pela frente até o fim da temporada.

Enquanto o tetracampeão da Chuteira de Ouro ainda pode disputar mais sete partidas do Campeonato Espanhol, o camisa 11 do Liverpool jogará no máximo mais cinco vezes pela Premier League.

A situação deixa Messi a caminho de se isolar como o maior vencedor da história do prêmio.

Atualmente, o argentino tem os mesmos quatro títulos de Cristiano Ronaldo. O craque do Barcelona ganhou em 2010, 2011, 2013 e 2017. Já o português levou a melhor em 2008, 2011, 2014 e 2015.

Na atual temporada, CR7 é uma carta praticamente fora do baralho. O jogador do Real Madrid é só o nono colocado, com 46 pontos. Na prática, está seis gols atrás dos líderes, Messi e Salah.

O único brasileiro no top dos goleadores do futebol europeu é Jonas, do Benfica. Artilheiro do Campeonato Português, o veterano de 34 anos ocupa a quinta colocação no prêmio, com 49,5 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí, nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 58 pontos (29 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 58 pontos (29 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 54 pontos (27 gols)
4º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 52 pontos (26 gols)
5º – Jonas (BRA, Benfica) – 49,5 pontos (33 gols)
6º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 48 pontos (24 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 48 pontos (24 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 48 pontos (24 gols)
9º – Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid) – 46 pontos (23 gols)
10º – Luis Suárez (URU, Barcelona) – 44 pontos (22 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Orações e linha dura: a vida de Maradona na segundona dos Emirados Árabes
Conheça 5 mulheres que estão no comando de clubes de futebol
Namorada de CR7 tem motivo especial para torcer por Messi na Copa
Quanto ganha um árbitro para trabalhar na Copa do Mundo?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.