Topo

Rafael Reis

Às vésperas da Copa, futebol europeu sofre com queda de gols

Rafael Reis

06/04/2018 04h30

Dos 47 jogos válidos pelos cinco principais campeonatos nacionais da Europa disputados no último fim de semana, cinco terminaram sem um golzinho sequer e outros quatro viram apenas uma bola na rede cada.

Os números podem até não te impressionar, mas representam uma importante mudança de paradigma. Às vésperas da Copa da Rússia-2018, a elite do futebol mundial vem sofrendo com a falta de gols.

A média de bolas na rede da primeira divisão dos campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, que foi de 2,83 por partida na temporada passada, despencou para 2,68 em 2017/18.

Isso significa que as cinco grandes ligas da Europa já perderam na atual temporada 221 gols em relação ao ano passado.

O Campeonato Espanhol foi o que sofreu a maior queda: de 2,94 tentos por partida para 2,66. Já o Alemão tem hoje a quarta pior média de gols de sua história (2,69), a mais baixa dos últimos 15 anos.

Dos 20 times que disputam a elite do futebol italiano, oito têm média inferior a um gol por jogo nesta temporada. Na Espanha, o Málaga ostenta uma marca de dar pena: comemorou apenas 17 vezes em 30 rodadas.

Os goleadores também têm deixado a desejar. Na Bundesliga, o polonês Robert Lewandowski (Bayern de Munique) é o único jogador que já passou dos 13 gols. Na França, o uruguaio Edinson Cavani (PSG) deve repetir a artilharia da temporada passada, mas vai passar longe da marca de 35 gols –está atualmente com 24.

Mas, afinal, qual é a razão para essa queda tão abrupta de gols em um período tão curto de tempo (apenas um ano)?

A questão não é tão simples assim para ser resumida a apenas um motivo. Há várias possibilidades que podem ter impactado o jeito de se jogar futebol na Europa e, consequentemente, o número de bolas nas redes.

A primeira é a consolidação dos esquemas com três zagueiros, novidade tática do Chelsea na temporada passada. A simples escalação de mais um homem na defesa não torna automaticamente nenhum time mais defensivo. No entanto, equipes inferiores tecnicamente tendem a usar essa formação para criar retrancas.

Além disso, boa parte dos grandes fazedores de gol do futebol mundial nos últimos tempos, como Messi, Cristiano Ronaldo, Cavani e Suárez, já passaram dos 30 anos e estão em uma fase de declínio físico. Isso significa mais períodos de descanso e menos minutos em campo para mostrarem sua arte… principalmente, em ano de Copa do Mundo.

A proximidade do Mundial da Rússia é um outro fator que pode estar impactando a média de gols.

Jogadores que estão com passaporte garantido para a Copa-2018 têm uma tendência natural de se poupar em partidas que já estão decididas. Imagina perder o Mundial porque você correu demais e acabou se contundindo em um jogo que seu time está ganhando por 4 a 0… Essa é uma situação que ninguém quer.

Independente das razões, o fato é que a temporada 2017/18 dos principais campeonatos nacionais da Europa têm decepcionado no número de gols. E esse é um sinal de alerta para quem gosta de futebol ofensivo.


Mais de Clubes

– Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho
– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar
– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
– Adversários, Palmeiras e Boca têm os elencos mais valiosos da Libertadores

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.