Topo

Rafael Reis

Sensação na Champions, Liverpool ficou ainda melhor com saída de Coutinho

Rafael Reis

04/04/2018 04h00

Philippe Coutinho é titular absoluto da seleção brasileira, protagonizou uma das três transferências mais caras da história (160 milhões de euros, ou R$ 651 milhões) e já começou a fazer sucesso no Barcelona.

Mas o Liverpool, clube que o brasileiro defendia até a virada do ano, não parece estar sentindo muita falta do seu antigo camisa 10.

O time dirigido por Jürgen Klopp, que enfrenta nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), o Manchester City para começar a definir quem será o representante inglês na semifinal da Liga dos Campeões da Europa, ficou até melhor depois da venda do meia-atacante para o Barcelona.

Os resultados provam isso. Desde a saída de Coutinho, o Liverpool disputou 15 partidas. Foram dez vitórias, dois empates e três derrotas. O aproveitamento de 71,1% dos pontos disputados é superior aos 65,5% que a equipe ostentava até dezembro, quando ainda tinha contava com o jogador.

Foi depois da saída do ex-Vasco que os "Reds" conquistaram aquela que é sua vitória mais emblemática nesta temporada: o 4 a 3 sobre o Manchester City, seu adversário nas quartas de Champions, que acabou com o sonho de Pep Guardiola de ser campeão inglês invicto.

"Temos muitas coisas que o Manchester City não gosta. A forma como atacamos o adversário e a maneira como defendemos em cima é desagradável. Se fizermos isso bem, eles terão dificuldade em lidar conosco", afirmou Klopp, na terça.

Com a saída de Coutinho, o treinador alemão abriu mão do esquema com quatro jogadores mais ofensivos, que tanto sucesso fez na primeira metade da temporada.

Mohamed Salah, Roberto Firmino e Sadio Mané foram mantidos na equipe, mas ganharam a companhia de um meio-campista mais tradicional –Alex Oxlade-Chamberlain ou Georginio Wijnaldum.

A média de gols diminuiu (de 2,57 por partida para 2,4). Mas, em compensação, o Liverpool ficou mais equilibrado e ganhou em competitividade. Nas oitavas de final da Champions, contra o Porto, o time não sofreu gols. Em três das últimas seis rodadas da Premier League, também não.

O que não mudou com a saída de Coutinho foi o bom momento vivido pelos principais jogadores dos "Reds".

Salah já soma 37 gols na temporada e lidera a Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa. O brasileiro Firmino não fica muito atrás e acumula 39 participações em gols (23 bolas nas redes e 13 assistências) em 2017/18.

Dono de cinco títulos da Champions, o Liverpool não chega às semifinais do principal torneio continental do planeta há dez anos. Na última vez, em 2008, caiu na prorrogação ante o Chelsea.

Agora, aposta em um time que aprendeu a ser ainda melhor sem Coutinho para ficar novamente entre os quatro melhores da Europa.


Mais de Clubes

– Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar
– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
– Adversários, Palmeiras e Boca têm os elencos mais valiosos da Libertadores
– Brasil é o único país com campeonatos estaduais: verdade ou lenda urbana?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.