Topo

Rafael Reis

Lewandowski entra na briga por Chuteira de Ouro; Salah mantém ponta

Rafael Reis

03/04/2018 04h30

Com o gol marcado na vitória por 2 a 1 do Liverpool sobre o Crystal Palace, no sábado, o atacante egípcio Mohamed Salah manteve a vantagem de seis pontos na liderança da Chuteira de Ouro.

No entanto, o "Faraó" ganhou um novo adversário na disputa pelo prêmio de maior artilheiro dos campeonatos nacionais da Europa na atual temporada: o polonês Robert Lewandowski.

O camisa 9 do Bayern de Munique, que estava em sétimo na última parcial, saltou para a vice-liderança após marcar três vezes no 6 a 0 aplicado pelo clube bávaro sobre o Borussia Dortmund, também no sábado.

Lewandowski tem agora 52 pontos (26 gols), mesma marca do italiano Ciro Immobile, da Lazio, e do argentino Lionel Messi, do Barcelona. O trio está seis pontos (ou três gols) atrás de Salah.

Novo vice-líder da Chuteira de Ouro, o centroavante polonês era carta fora do baralho até um mês atrás. No entanto, o polonês fez seis gols nas últimas três rodadas do Campeonato Alemão e entrou na briga.

Salah e Lewandowski, porém, têm uma desvantagem em relação aos outros adversários diretos na disputa pelo prêmio: o número de jogos que ainda serão disputados.

Enquanto os atacantes de Liverpool e Bayern de Munique só têm mais seis partidas dos seus campeonatos nacionais pela frente, Messi e Immobile ainda podem entrar em campo oito vezes até o encerramento da temporada.

Ou seja, terão mais tempo em campo para balançar as redes, somar pontos importantes e brigar pelo prêmio.

Dos quatro principais candidatos ao posto de artilheiro da Europa nesta temporada, apenas Messi já conquistou o troféu. O argentino não é apenas o atual campeão, como também o recordista do prêmio.

O camisa 10 do Barcelona acumula quatro vitórias (mesma marca de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, nono colocado na atual temporada): 2009/10, 2011/12, 2012/13 e 2016/17.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí,
nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 58 pontos (29 gols)
2º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 52 pontos (26 gols)
Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 52 pontos (26 gols)
Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 52 pontos (26 gols)
5º – Jonas (BRA, Benfica) – 49,5 pontos (33 gols)
6º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 48 pontos (24 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 48 pontos (24 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 48 pontos (24 gols)
9º – Cristiano Ronaldo (POR, Real Madrid) – 44 pontos (22 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 44 pontos (22 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Dia da Mentira: 5 grandes "fake news" do futebol mundial
Afastado há um ano, meia-atacante recebeu R$ 20 mi do PSG para não jogar
Capitão do México usa rede social para provar que está vivo
Tite colocou o Brasil de volta nos trilhos, diz rival de estreia na Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.