Topo

Rafael Reis

Tite colocou o Brasil de volta nos trilhos, diz rival de estreia na Copa

Rafael Reis

28/03/2018 04h00

O último encontro entre Brasil e Suíça não foi dos mais agradáveis para a seleção pentacampeã mundial. A derrota por 1 a 0 foi um balde de água fria em um time que estava cheio de confiança após a conquista da Copa das Confederações-2013.

É esse resultado de cinco anos atrás que o técnico Vladimir Petkovic sonha repetir no dia 17 de junho, em Rostov, quando as duas equipes estreiam no Grupo E da Copa do Mundo.

Para o treinador da Suíça, bater o Brasil é realmente mais um sonho do que um objetivo. Afinal, Petkovic considera o time canarinho não apenas favorito para ficar na primeira colocação da chave, "mas também um dos principais candidatos" para conquistar o título na Rússia-2018.

Em entrevista ao "Blog do Rafael Reis", o técnico de 54 anos, os últimos quatro dedicados aos helvéticos, teceu vários elogios a Neymar e Tite, fez previsões sobre o resultado da Copa e também revelou quais são os objetivos da sua seleção, oitava colocada no ranking da Fifa, no Mundial.

BRASIL X SUÍÇA
Acho que o Brasil não é apenas o favorito no nosso grupo, mas também um dos principais candidatos para vencer a Copa do Mundo na Rússia. A qualidade dos jogadores de sua seleção é simplesmente excelente. Se eles conseguirem colocar em campo todo o potencial, serão muito mais fortes do que a Suíça. Essa não é uma visão pessimista dos fatos, mas sim realista.

NEYMAR
Em um elenco como o do Brasil, não faz muito sentido ficar destacando valores individuais. Todos os jogadores são muito, muito bons. Mas é claro que Neymar é mais habilidoso do que os outros. Afinal, ninguém se torna o jogador mais caro da história do futebol à toa…

TITE
Não há dúvidas de que vem fazendo um ótimo trabalho. Ele colocou o Brasil de volta nos trilhos. Tite fez tudo certo, fez o Brasil se recuperar de resultados que não faziam jus à sua história e devolveu aos jogadores o dom de acreditar neles mesmos.

O SIGNIFICADO DE SER TOP 10 NO RANKING DA FIFA
Ninguém chega a essa posição sem merecer. Fizemos uma boa campanha da Euro-2016 até a Copa do Mundo. Estou feliz com o quanto já progredimos, e ainda estamos melhorando muito.

CHANCES DA SUÍÇA
Não gosto muito de fazer prognósticos. Prefiro pensar jogo a jogo, passo a passo. Assim, consigo entender qual é o caminho que estamos percorrendo. Nossa ideia é permanecer focados no trabalho diário para nos tornarmos cada dia melhores. Precisamos que os jogadores deem 120% em cada partida, já que vamos enfrentar adversários muito fortes na Rússia.

META NA COPA
Nosso objetivo é chegar às oitavas de final. Acho que esse é o primeiro objetivo de todo mundo, o que torna essa meta tão difícil de ser atingida. Vamos dar tudo o que temos para fazer o povo suíço se orgulhar da sua seleção. Se isso significar aprender que os outros times são mais fortes que o nosso, então, paciência.

QUEM GANHA A COPA?
Não acho que teremos um campeão inédito nesta Copa do Mundo. Mas é muito difícil prever o que vai acontecer antes de chegarmos às semifinais. Mas temos algumas equipes que devem ir longe: Alemanha, França, Espanha, Portugal, Argentina e, claro, Brasil.


Mais de Cidadãos do Mundo

Sucessor de Klose vale R$ 326 milhões e faz um gol a cada 113 minutos
Fim de ciclo? Clubes gigantes da Europa querem tirar Löw da seleção alemã
7 jogadores estrantes em seleção que podem conquistar vaga na Copa
Para fugir do Exército, craque da Coreia do Sul vai ter de brilhar na Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.