Topo

Rafael Reis

Novidade de Tite, Willian José é terror para os gigantes da Espanha

Rafael Reis

12/03/2018 14h08

Uma das novidades de Tite para os amistosos contra Rússia e Alemanha, os últimos antes da divulgação dos convocados para a Copa do Mundo-2018, Willian José é um daqueles jogadores que costumam crescer em jogos grandes.

O atacante de 26 anos, que defendeu Barueri, São Paulo, Santos e Grêmio antes de ir para a Europa e hoje joga na Real Sociedad, ganhou notoriedade no futebol da Espanha por ser uma pedra no sapato dos grandes clubes do país.

Desde que desembarcou por lá, há quatro anos, o novo centroavante da seleção brasileira já marcou sete gols em 16 confrontos contra Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri, os três times mais poderosos da terra de Iniesta.

A média de 0,44 gol anotado por partida contra o trio de ferro espanhol é bem melhor do que o seu desempenho em "jogos normais", contra adversários inferiores tecnicamente.

Excluindo os confrontos com Barça, Real e Atleti, a média de gols de Willian José no futebol espanhol despenca para 0,28 gol por jogo.

O poderoso Barcelona é uma das vítimas preferidas do camisa 12 da Real Sociedad. O brasileiro já marcou quatro vezes em seis confrontos contra Messi, Suárez, Piqué e cia.

Além disso, fez dois gols no Atlético (um deles na vitória por 2 a 0 conquistada na temporada passada) e um no Real.

Willian José chegou à Europa no começo de 2014, para defender o Real Madrid Castilla. O atacante chegou a ser usado na equipe principal antes de ser negociado com o Zaragoza. Depois, ainda passou pelo Las Palmas antes de ser contratado pela Real Sociedad, em 2016.

Na atual temporada, já marcou 17 gols em 30 partidas. Ele é o oitavo colocado nas artilharias do Campeonato Espanhol (12 gols) e da Liga Europa (cinco bolas nas redes).

Campeão mundial sub-20 com o Brasil em 2011, ao lado de Alex Sandro, Casemiro e Oscar, Willian José vinha tendo uma espécie de namoro com a Espanha. De olho em uma possível vaga na Copa-2018, ele chegou a reclamar que o time brasileiro sempre chama os mesmos nomes para a seleção e elogiou o técnico Julen Lopetegui.

Mas a chance com Tite veio antes de uma possível convocação para a equipe espanhola.

Willian José tem um perfil diferente dos outros "camisa 9" da seleção brasileira. Enquanto Gabriel Jesus e Firmino são leves e se movimentam bastante por todos os lados do ataque, o ex-Grêmio e São Paulo é um centroavante com mais força física e presença de área.

Isso tudo além do faro de gol apurado para os confrontos com grandes adversários.

O Brasil enfrenta a Rússia no dia 23 de março, em Moscou. Quatro dias depois, visita a Alemanha, em Berlim, no primeiro encontro entre as duas seleções desde o 7 a 1 e em seu último amistoso antes da divulgação dos convocados para a Copa do Mundo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Solidão e batida policial: brasileiro conta como é jogar futebol no Iraque
– 7 brasileiros que brilham em pequenos da Europa para seu time repatriar
– Como "temporada dos pesadelos" matou volta de David Luiz à seleção
– Caçula de trio, Neymar se machuca mais que Messi e Cristiano Ronaldo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.