Topo

Rafael Reis

Como irmão cadeirante ajudou meia do Tottenham a superar lesão e traumas

Rafael Reis

07/03/2018 04h00

Meia do Tottenham, o argentino Érik Lamela não conseguia focar exclusivamente no exercício de sua profissão até pouco tempo atrás. O camisa 11 do time inglês estava doente, com o psicológico devastado, em estado de depressão.

Uma grave contusão no quadril, que o deixou fora de ação por mais de um ano (13 meses), a morte do seu cachorro, Simba, e o acidente que colocou seu irmão Axel em uma cadeira de rodas devastaram sua mente.

"Foram dias muito difíceis para mim, especialmente por estar em Londres. Eu tinha alguns familiares por perto, mas só moro aqui para jogar futebol. Se não fosse por isso, eu estaria na Argentina, junto com todo mundo. Minha cabeça não conseguia relaxar. Sempre havia dúvidas rondando minha mente. Eu ficava preocupado e pensava se realmente conseguiria ficar bem novamente", disse Lamela, ao jornal britânico "Guardian".

O argentino não procurou nenhum psiquiatra para falar sobre o problema que o afligia. Seu tratamento para superar a tristeza profunda que sentia foram a fé e a experiência de acompanhar de perto o drama vivido pelo irmão.

"Nós somos muito próximos e sempre tentava fazer ele se animar mesmo naquele momento difícil. O que aconteceu com ele foi uma das coisas que me fizeram perceber o que é realmente importante na nossa vida. A saúde vale mais que o futebol", explicou.

Axel Lamela sofreu um acidente em dezembro de 2016, enquanto se divertia na Argentina. Ele bateu a cabeça na piscina e ficou paralítico. A situação fez seu irmão mais velho ficar fora da Inglaterra durante uma semana, com permissão do técnico Mauricio Pochettino, para cuidar da família.

"Eu tenho uma carreira no futebol, e contusão fazem parte delas. O que aconteceu com Axel é completamente diferente, é muito pior."

Pouco mais de um ano depois do acidente, o irmão de Lamela já está melhor. Axel ainda não abandonou a cadeiras de rodas, mas já dá alguns passos com a ajuda de muletas.

Já o camisa 11 do Tottenham voltou aos gramados no final de novembro e acumula 22 jogos, um gol e cinco assistências desde então.


Mais de Cidadãos do Mundo

Recordista, Messi chega ao topo na Chuteira de Ouro e embola liderança
No futebol, transexual joga no masculino e até fez parte de seleção
Em nova temporada, China "esquece" Brasil e faz limpa no futebol europeu
Alemanha também sofre com lesão de ídolo e já pensa em plano B para Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.