Topo

Rafael Reis

Recordista, Messi chega ao topo na Chuteira de Ouro e embola liderança

Rafael Reis

06/03/2018 04h00

Ele chegou. Recordista de troféus na história da Chuteira de Ouro, Lionel Messi alcançou a liderança do prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais da Europa nesta temporada.

Com o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madri, o 600º de sua carreira como profissional, o camisa 10 do Barcelona chegou a 24 bolas na rede nesta edição do Campeonato Espanhol e 48 pontos na classificação dos goleadores do continente.

Assim alcançou o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, o inglês Harry Kane, do Tottenham, e o uruguaio Edinson Cavani, do Paris Saint-Germain, em um empate quádruplo na liderança da Chuteira de Ouro.

Dos quatro jogadores que dividem o primeiro lugar, Messi é o que está em melhor situação. Afinal, o Barcelona ainda tem 11 jogos para disputar em sua liga nacional, um a mais que o PSG e dois a mais que Tottenham e Liverpool.

O astro argentino venceu a Chuteira de Ouro em 2009/10, 2011/12, 2012/13 e na temporada passada. Além dele, apenas Cristiano Ronaldo já conquistou o prêmio em quatro oportunidades.

O português do Real Madrid, aliás, faz uma temporada de recuperação. Depois de uma primeira metade de Espanhol de poucos gols, CR7 vem balançando as redes rodada após rodada e já ocupa a 16ª colocação no ranking, com 32 pontos (16 gols).

Outra novidade desta semana na Chuteira de Ouro foi a ascensão de Jonas. Graças ao hat-trick (três gols em uma mesma partida) anotado na goleada por 5 a 0 do Benfica sobre o Marítimo, o brasileiro subiu para a sexta colocação e está a apenas três pontos dos líderes.

Já Neymar ainda se sustenta no top 10 dos artilheiros do Velho Continente. Apesar da contusão que pode tirá-los dos gramados até o fim da temporada, a estrela do PSG e da seleção brasileira continua na décima posição, com 38 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí,
nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 48 pontos (24 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 48 pontos (24 gols)
Harry Kane (ING, Tottenham) – 48 pontos (24 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 48 pontos (24 gols)
5º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 46 pontos (23 gols)
6º – Jonas (BRA, Benfica) – 45 pontos (30 gols)
7º – Sergio Agüero (ARG, Manchester City) – 42 pontos (21 gols)
8º –Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 40 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 40 pontos (20 gols)
10º – Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) – 38 pontos (19 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

No futebol, transexual joga no masculino e até fez parte de seleção
Em nova temporada, China "esquece" Brasil e faz limpa no futebol europeu
Alemanha também sofre com lesão de ídolo e já pensa em plano B para Copa
Técnico croata admite "desafio Messi", mas sonha com melhor Copa em 20 anos

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.