Topo

Rafael Reis

Melhor mandante do mundo, PSG aposta em estádio para sobreviver sem Neymar

Rafael Reis

06/03/2018 04h00

O Paris Saint-Germain faz nesta terça-feira, às 16h45 (de Brasília), o seu jogo da temporada. Para sobreviver na disputa da Liga dos Campeões da Europa, precisa derrotar o Real Madrid por 2 a 0 (ou pelo menos três gols de diferença caso seja vazado). E terá de conquistar essa virada histórica sem seu principal jogador, Neymar, que está contundido.

A situação da equipe francesa nas oitavas de final da Champions só não é mais dramática porque ela conta com um aliado dos mais poderosos: o Parc-des-Princes.

Dentre os clubes do primeiro escalão do futebol mundial, o PSG é o que tem o melhor desempenho como mandante.

Já são 51 partidas consecutivas válidas pelas competições oficiais sem uma derrota dentro de casa.

A última vez que Cavani, Verratti, Marquinhos e cia. saíram derrotados do gramado do Parc-des-Princes foi há quase dois anos, no dia 20 de março de 2016, quando perderam para o Monaco, pelo Campeonato Francês.

O retrospecto do PSG como mandante nos últimos 23 meses e meio é espetacular. São 43 vitórias e oito empates. Na atual temporada, o time venceu todos os 19 jogos que disputou em seu estádio.

Outro número do retrospecto do time dirigido por Unai Emery em Paris também chama a atenção. Seu último jogo como mandante sem balançar as redes aconteceu há mais de um ano – empate por 0 a 0 com o Toulouse, em 19 de fevereiro de 2017.

Os últimos grandes resultados do PSG também foram conquistados dentro do Parc-des-Princes.

Na temporada passada da Champions, o time fez 4 a 0 no Barcelona no primeiro jogo das oitavas (depois levou 6 a 1 na Catalunha e acabou eliminado). Já na fase de grupos da atual, meteu 3 a 0 no poderoso Bayern de Munique.

O sucesso do PSG como mandante é de fazer inveja aos outros clubes que podem se orgulhar de fazer parte do primeiro escalão do futebol mundial. O Manchester City, líder do Campeonato Inglês, é quem mais se aproxima dos franceses no tamanho da invencibilidade em casa. Mesmo assim, está a 12 partidas da marca do time parisiense.

Outros gigantes, como Bayern de Munique, Barcelona e Juventus, ainda nem completaram um ano sem perder em seus domínios.

É graças a esse poderio no Parc-des-Princes que ninguém no PSG jogou a toalha depois da derrota para o Real Madrid, na ida das oitavas, e da contusão sofrida por Neymar.

"Sabemos que vamos jogar contra uma grande equipe, mas tudo dependerá da forma como vamos encarar o confronto. Acredito que temos elenco para vencer, com todo o respeito ao adversário. Perdemos por 3 a 1 na Espanha, mas fazer 2 a 0 no Real é possível", disse o volante Thiago Motta, ao site oficial do clube.

INVENCIBILIDADE EM CASA SEM PERDER (ÚLTIMA DERROTA)

Paris Saint-Germain (FRA) – 51 jogos (20/03/2016)
Manchester City (ING) – 39 jogos (03/12/2016)
Bayern de Munique (ALE) – 20 jogos (26/04/2017)
Barcelona (ESP) – 19 jogos (13/08/2017)
Juventus (ITA) – 13 jogos (18/10/2017)


Mais de Clubes

– Por que time de Magic Johnson e Will Ferrell pode revolucionar o futebol?
– Adversários, Palmeiras e Boca têm os elencos mais valiosos da Libertadores
– Pegou fogo: 5 jogos que transformaram Barcelona e Chelsea em arquirrivais
– Como rival de Guardiola na Champions inspirou nascimento do Barcelona

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.