Topo

Rafael Reis

Alemanha também sofre com lesão de ídolo e já pensa em plano B para Copa

Rafael Reis

01/03/2018 04h30

Enquanto o Brasil discute a contusão sofrida no pé direito por Neymar e os riscos de ele não chegar 100%¨na Copa do Mundo, a Alemanha, atual campeã mundial, também se preocupa com o estado físico do seu principal nome.

Capitão da seleção germânica e considerado um dos melhores goleiros do mundo na atualidade, Manuel Neuer, 31, não disputa uma partida oficial desde setembro. E ainda nem sabe quando voltará aos gramados.

O jogador do Bayern de Munique sofreu três fraturas no pé ao longo do último ano. Uma situação que preocupa torcedores e a comissão técnica de Joachim Löw.

Apesar de a equipe médica do Bayern e do treinador do clube mais poderoso da Alemanha, Jupp Heynckes, afirmarem que Neuer terá condições de disputar a Copa, é bem possível que ele comece a campanha na Rússia no banco de reservas.

É que, além da falta de ritmo de jogo provocada pelo longo período de inatividade, o terceiro melhor jogador do mundo em 2014 ganhou um forte oponente pelo posto de titular da seleção.

Seis anos mais novo que Neuer, Marc-André ter Stegen vive grande fase no Barcelona. Na atual temporada, sofreu 19 gols em 33 partidas. A média de 0,57 gol sofrido por jogo é, com folga, a mais baixa de toda sua carreira.

O arqueiro Barça defendeu a meta alemã em oito dos dez últimos compromissos da seleção. Ele só não começou jogando contra França e Azerbaijão porque Löw resolveu testar opções para o banco: Bernrd Leno (Bayer Leverkusen) e Kevin Trapp (PSG).

"Se a convocação fosse hoje, levaríamos Ter Stegen, Leno e Trapp. Mas acreditamos que Neuer voltará a jogar na Bundesliga e na Champions antes do fim da temporada e que participará de toda a fase preparatória para a Copa", afirmou o preparador de goleiro da Alemanha, Andreas Köpke, à rede de televisão ARD.

Revelado pelo Schalke 04 e no Bayern desde 2011, Neuer é titular da seleção alemã há nove anos e disputou as duas últimas Copas do Mundo. Em 2016, com a aposentadoria do meia Bastian Schweinsteiger, herdou o posto de capitão do time.

Em busca de igualar o recorde do Brasil e conquistar seu quinto título mundial, a Alemanha estreia na Rússia-2018 contra o México, no dia 17 de junho, em Moscou. Suécia e Coreia do Sul são suas outras adversárias no Grupo F.


Mais de Cidadãos do Mundo

Técnico croata admite "desafio Messi", mas sonha com melhor Copa em 20 anos
7 garotos estrangeiros para você prestar atenção na Libertadores-2018
Prêmio de artilheiro da Europa vira disputa entre Kane e Cavani
De Tevez a Valdivia: 7 astros estrangeiros que estão na Libertadores-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.