Topo

Rafael Reis

7 garotos estrangeiros para você prestar atenção na Libertadores-2018

Rafael Reis

28/02/2018 04h00

A Libertadores-2018 está cheia de estrelas consagradas do futebol sul-americano. Os argentinos Carlos Tevez e Fernando Gago (Boca Juniors), Lucas Pratto (River Plate) e Maxi Rodríguez (Peñarol), o chileno Jorge Valdivia (Colo Colo) e o colombiano Camilo Zúñiga (Atlético Nacional) são alguns dos exemplos mais conhecidos.

Só que a graça da principal competição interclubes da América do Sul não está apenas nesses veteranos consagrados, mas também sim nos garotos que utilizam essa vitrine para ficar mais conhecidos e talvez até descolar uma transferência para o milionário futebol da Europa.

A safra brasileira de jovens na Libertadores-2018 é das mais promissoras: tem os flamenguistas Vinícius Júnior (já negociado com o Real Madrid) e Lucas Paquetá, o vascaíno Paulinho e o gremista Arhur (de malas prontas para o Barcelona).

E os times gringos? Quem serão os garotos estrangeiros que prometem brilhar nesta edição do torneio? Listamos sete nomes que merecem sua atenção. Afinal, é bem provável que daqui a pouco eles troquem a Libertadores pela Liga dos Campeões ou pela Liga Europa.

LAUTARO MARTÍNEZ
Atacante
20 anos
Argentino
Racing (ARG)

É o nome da moda no futebol argentino. Apesar de ter apenas 20 anos, já é o capitão do Racing, está na briga pela artilharia da primeira divisão nacional, vem sendo observado pelo técnico Jorge Sampaoli e pode até pintar na Copa do Mundo. É bem provável que esse seja o último semestre de Lautaro Martínez na América do Sul. O atacante, que já rejeitou propostas de Real Madrid, Atlético de Madri e Bayern de Munique, está em um namoro avançado com a Inter de Milão, que cogita pagar mais de 30 milhões de euros (R$ 118 milhões) pelo garoto. Logo na estreia na Libertadores, já fez três contra o Cruzeiro.

WUYLKER FARIÑEZ
Goleiro
20 anos
Venezuelano
MIllonarios (COL)

O primeiro desafio do Corinthians na Libertadores-2018 será conseguir balançar as redes de uma das grandes revelações do futebol sul-americano no ano passado. Dono da meta do Millonarios, adversário do atual campeão brasileiro nesta quarta-feira, Fariñez brilhou no histórico vice-campeonato mundial sub-20 alcançado pela Venezuela, em junho, e já se firmou como titular da seleção principal. Sua estadia na Colômbia, onde chegou no começo de janeiro, não deve ser das mais longas.

CRISTIAN PAVÓN
Meia-atacante
22 anos
Argentino
Boca Juniors (ARG)

Para Cristian Pavón, fazer uma boa Libertadores não é apenas um possível passaporte para o futebol europeu, mas também a chance de carimbar seu passaporte para a Copa do Mundo. O meia-atacante do Boca fez parte da última convocação da seleção e continua em alta. Pavón é o grande garçom do futebol argentino nesta temporada e já deu oito passes para gol em 17 partidas do campeonato nacional.

CARLOS CUESTA
Zagueiro
18 anos
Colombiano
Atlético Nacional (COL)

Não é todo dia que um zagueiro de 18 anos vira titular de um dos clubes mais poderosos da América do Sul. É por isso que Carlos Cuesta tem chamado tanto a atenção desde que foi promovido ao elenco principal do campeão da Libertadores-2016, há um ano e meio. Defensor de muitos recursos técnicos e velocidade acima da média para um jogador de sua posição, ele lembra um pouco o estilo de Davinson Sánchez (Tottenham) e Yerry Mina (ex-Palmeiras e hoje no Barcelona), só que é bem mais baixo do que eles (tem só 1,78 m). O Atlético de Madri e o Ajax já vêm acompanhando de perto seu desenvolvimento.

FABRICIO BUSTOS
Lateral direito
21 anos
Argentino
Independiente (ARG)

Em uma posição que é carente de bons nomes no futebol mundial, o lateral direito do Independiente tem tudo para construir uma carreira de sucesso. Aos 21 anos, Bustos foi um dos destaques da conquista da Copa Sul-Americana na temporada passada e é outro jovem que está na mira de Sampaoli para a Copa do Mundo. A transferência para o futebol europeu também parece uma mera questão de tempo.

YEFERSON SOTELDO
Meia-atacante
20 anos
Venezuelano
Universidad de Chile (CHI)

Assim como Fariñez, fez parte do elenco da Venezuela vice-campeã sul-20 do ano passado e já frequenta as convocações da seleção principal. Jogador de muita criatividade, costuma atuar pelo lado direito do campo, mas também pode fazer a faixa central. Soteldo, que já chegou a ser sondado pelo São Paulo, tem contrato com o pequeno Huachipato, mas vai disputar a Libertadores-2018 emprestado à Universidad de Chile.

NICOLÁS DE LA CRUZ
Meia
20 anos
Uruguaio
River Plate (ARG)

Um dos nomes mais promissores da próxima geração do futebol uruguaio, é irmão de Carlos Sánchez (ex-River Plate e atualmente no Monterrey). Capitão da seleção sub-20 no Mundial da categoria no ano passado, De La Cruz é um jogador versátil, que pode executar todas as funções do meio-campo. Revelado pelo Liverpool uruguaio, desembarcou no River em agosto, mas ainda não mostrou todo seu potencial pelo time de Buenos Aires.


Mais de Cidadãos do Mundo

Prêmio de artilheiro da Europa vira disputa entre Kane e Cavani
De Tevez a Valdivia: 7 astros estrangeiros que estão na Libertadores-2018
Luan e Vinícius Jr. são os mais caros da Libertadores; Brasil domina lista
645 dias depois, Guardiola tenta encerrar maior jejum da carreira

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.