Topo

Rafael Reis

Prêmio de artilheiro da Europa vira disputa entre Kane e Cavani

Rafael Reis

27/02/2018 04h30

A Chuteira de Ouro vai assistindo na atual temporada a uma disputa cabeça a cabeça pela liderança do prêmio entregue ao principal dos campeonatos nacionais da Europa.

O inglês Harry Kane (Tottenham) e o uruguaio Edinson Cavani (Paris Saint-Germain) voltaram a balançar as redes no fim de semana e continuam na liderança do ranking organizado por alguns dos principais veículos da imprensa esportiva do Velho Continente.

Kane marcou o gol da vitória por 1 a 0 do Tottenham sobre o Crystal Palace, no domingo, e chegou a 24 bolas na rede no Campeonato Inglês, mesma marca de Cavani no Francês. Também no domingo, o companheiro de Neymar fechou o 3 a 0 aplicado pelo PSG sobre o Olympique de Marselha.

Os dois líderes da Chuteira de Ouro têm 48 pontos cada. No entanto, o uruguaio possui uma leve vantagem sobre o inglês, já que tem uma a partida a mais para disputar pela frente –a Premier League já teve disputadas 28 rodadas, contra 27 da Ligue 1.

A rodada do último fim de semana foi especialmente boa para Lionel Messi. Atual vencedor do prêmio, o craque do Barcelona marcou duas vezes contra o Girona (6 a 1) e saltou para a quinta colocação.

O camisa 10 argentino tem agora 44 pontos e está a quatro (dois gols) de Kane e Cavani. Entre ele e os líderes, há ainda o egípcio Mohamed Salah (Liverpool) e o italiano Ciro Immobile (Lazio).

Quem também se deu bem nos últimos dias foi Jonas. O artilheiro do Campeonato Português marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 do Benfica sobre o Vitória de Setúbal e voltou a ser o melhor brasileiro na Chuteira de Ouro.

O veterano de 33 anos tem agora 40,5 pontos, assumiu a sétima colocação no ranking dos goleadores da Europa na temporada e deixou para trás Neymar, do PSG, que caiu para décimo –tem 38 pontos.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro. E aí,
nesta temporada, quem ficará com o prêmio?

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro:

1º – Harry Kane (ING, Tottenham) – 48 pontos (24 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 48 pontos (24 gols)
3º – Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 46 pontos (23 gols)
Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 46 pontos (23 gols)
5º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 44 pontos (22 gols)
6º – Sergio Agüero (ARG, Manchester City) – 42 pontos (21 gols)
7º – Jonas (BRA, Benfica) – 40,5 pontos (27 gols)
8º –Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 40 pontos (20 gols)
Luis Suárez (URU, Barcelona) – 40 pontos (20 gols)
10º – Neymar (BRA, Paris Saint-Germain) – 38 pontos (19 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Luan e Vinícius Jr. são os mais caros da Libertadores; Brasil domina lista
645 dias depois, Guardiola tenta encerrar maior jejum da carreira
7 jogadores que podem perder a Copa do Mundo por problemas físicos
O dia em que um príncipe invadiu campo para anular gol na Copa do Mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.