Topo

Rafael Reis

7 jogadores que podem perder a Copa-2018 por problemas físicos

Rafael Reis

23/02/2018 04h00

Radamel Falcao García (Colômbia), Marco Reus, Holger Badstuber e Ilkay Gündogan (Alemanha), Franck Ribéry (França), Thiago Alcántara (Espanha), Rafael van der Vaart (Holanda). Esses são só alguns dos jogadores que perderam a última Copa do Mundo devido a problemas físicos.

Não tem jeito. Todo Mundial tem seus desfalques por conta de lesões. Afinal, o futebol é um esporte de contato, bastante suscetível a contusões, ainda mais na reta final das desgastantes temporadas europeias, período no qual a competição costuma ser disputa.

Mas, a menos de quatro meses do pontapé inicial da Copa-2018, quem corre risco de ficar fora do torneio por questões físicas?

Listamos abaixo sete jogadores de algumas das principais seleções do planeta que estão machucados e correm contra o tempo para disputar o Mundial da Rússia.

MANUEL NEUER
Goleiro
Alemanha
31 anos
Fratura no pé

O goleiro mais badalado do planeta não disputa uma partida oficial desde setembro, quando preciso passar por uma cirurgia no metatarso do pé esquerdo. A previsão inicial é que o camisa 1 do Bayern de Munique e da seleção alemã retornasse aos gramados em meados de março, mas esse prazo dificilmente será cumprido. Segundo Joachim Löw, a recuperação de Neuer está em um ritmo suficiente para que ele dispute a Copa. Só que qualquer atraso pode lhe custar a chance de buscar seu bicampeonato mundial.

BENJAMIN MENDY
Lateral esquerdo
França
23 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho

Contratado do Monaco por 57,5 milhões de euros (quase R$ 231 milhões), o lateral esquerdo disputou apenas cinco partidas pelo Manchester City antes de romper o ligamento do joelho esquerdo, em setembro. Se cumprir a previsão de retorno e voltar a jogar até meados de abril, Mendy poderá disputar algumas poucas partidas antes da convocação da seleção francesa para a Copa do Mundo. De acordo com o técnico Didier Deschamps, o jogador ainda faz parte dos seus planos para a Rússia-2018.

DARÍO BENEDETTO
Atacante
Argentina
27 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho

O centroavante que brilhou com a camisa do Boca Juniors em 2017 e entrou na briga por vaga na seleção argentina também rompeu o ligamento cruzado do seu joelho, mas a lesão aconteceu dois meses depois da sofrida por Mendy, o que complica bastante as suas chances de se recuperar a tempo da Copa. Mesmo assim, Benedetto tem se mantido otimista e acredita que poderá jogar novamente antes de junho. Recentemente, ele postou em suas redes sociais um vídeo correndo na esteira para mostrar o estágio da recuperação em que se encontra.

STEVEN DEFOUR
Meia
Bélgica
29 anos
Problema na cartilagem do joelho

Um dos jogadores mais experientes da Bélgica, uma das candidatas à surpresa da Copa-2018, o meia do Burnley já jogou a toalha. No começo do mês, quando descobriu que precisaria passar por uma cirurgia para restaurar a cartilagem do seu joelho, Defour anunciou que não jogaria mais nesta temporada e, consequentemente, que não teria condições de disputar o Mundial. O tempo de recuperação do belga varia entre cinco e seis meses.

MARCEL HALSTENBERG
Lateral esquerdo
Alemanha
26 anos
Ruptura de ligamento cruzado do joelho

Opção do técnico Joachim Löw para a lateral esquerda da seleção alemã, uma das posições mais carentes do elenco dos atuais campeões mundiais, o jogador do RB Leipzig virou carta fora do baralho para o Mundial depois de romper o ligamento cruzado do joelho no fim de janeiro. Halstenberg havia sido testado por Löw na última Data Fifa e foi titular no empate sem gols no amistoso entre Alemanha e Inglaterra, em novembro.

FEDERICO VALVERDE
Meia
Uruguai
19 anos
Lesão muscular

Revelação do futebol uruguaio, o meia que pertence ao Real Madrid e está emprestado ao La Coruña ganhou espaço na seleção no fim das eliminatórias e terminou o torneio qualificatório como titular da equipe dirigida por Óscar Tabárez. Valverde sofreu uma contusão muscular na semana passada e deve ficar pelo menos um mês fora dos gramados. Tempo não falta para ele se recuperar e poder jogar a Copa. O problema é que o uruguaio pouco tem ido a campo pelo La Coruña e corre risco de perder ainda mais espaço no elenco devido à contusão. Sem ritmo de jogo, a vaga na seleção também fica ameaçada.

RUBEN LOFTUS-CHEEK
Meia
Inglaterra
22 anos
Lesão no tornozelo

Emprestado pelo Chelsea ao Crystal Palace, o meia vivia um bom momento e vinha frequentando as convocações da seleção inglesa até sofrer uma lesão no tornozelo, no fim de dezembro. Loftus-Cheek voltou a Stamford Bridge para ser avaliado pelos médicos do clube detentor dos seus direitos econômicos e continua na fase inicial da recuperação. O jogador ainda não tem um prazo estimado para voltar aos campos. Por isso, corre risco de ficar fora da Copa.


Mais de Cidadãos do Mundo

O dia em que um príncipe invadiu campo para anular gol na Copa do Mundo
Ex-Liverpool é demitido dias após vazar suposto flagra de sexo na web
Ele negou Juve, Real e Manchester United para virar sucessor de Maradona
Neymar ou Cristiano Ronaldo: Quem é o verdadeiro "rei" do mata-mata?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.