Topo

Rafael Reis

A janela fechou, e esses 7 jogadores famosos ainda estão desempregados

Rafael Reis

02/02/2018 04h00

A janela de transferências para a segunda metade da temporada 2017/18 dos principais campeonatos nacionais da Europa terminou na última quarta-feira. Mas nem todo jogador famoso conseguiu um contrato para cumprir até junho.

Atletas famosos, com passagem por alguns dos maiores clubes do planeta, como Manchester City, Barcelona, Juventus e Manchester United, continuam desempregados e em busca de uma camisa para vestir neste ano.

Como não possuem nenhum tipo de vínculo empregatício, eles até podem assinar com clubes europeus fora do período destinado para transferências. No entanto, com o fechamento da janela, fica bem difícil encontrar um time interessante que esteja com o elenco aberto para novos nomes.

Quais as opções? Tentar uma vaguinha em uma dessas equipes que ainda estão contratando, ficar desempregado até o fim da temporada ou buscar um mercado alternativo, como Oriente Médio, EUA, China ou América do Sul.

Conheça abaixo 7 jogadores conhecidos que continuam desempregados depois do fim da janela de transferências.

SAMIR NASRI
Meia-atacante
30 anos
Francês
Último clube: Antalyaspor (TUR)

Jogador de Pep Guardiola no Manchester City até cinco meses atrás, o meia francês rescindiu contrato com o Antalyaspor, na última quarta-feira, depois de apenas oito partidas (e dois gols) pelo clube turco. Nasri, que também passou por Olympique de Marselha, Arsenal e Sevilla, é um jogador extremamente talentoso e criativo, mas que sempre foi criticado ao longo da carreira por "dormir em campo" e oscilar demais. Aos 30 anos, ainda tem lenha para queimar, mas precisa despertar.

GABRIEL PALETTA
Zagueiro
31 anos
Italiano
Último clube: Milan (ITA)

Integrante do elenco da seleção italiana na última Copa do Mundo, o zagueiro perdeu espaço no Milan depois da contratação de Leonardo Bonucci e só jogou uma partida na atual temporada. Por isso, chegou a um acordo com o clube rubro-negro e teve seu contrato rescindido no começo da semana. Nascido na Argentina, poderia retornar ao futebol sul-americano para a reta final de sua carreira. Paletta seria um reforço valioso para a maior parte das equipes que disputam a Libertadores.

BACARY SAGNA
Lateral direito
34 anos
Francês
Último clube: Manchester City (ING)

Dispensado por Pep Guardiola do Manchester City no fim da temporada passada, o lateral ainda não encontrou um clube para defender e está livre no mercado. Sagna ainda tem pretensões de disputar a Copa do Mundo-2018, por isso prefere continuar na Europa. Mas, com a dificuldade de encontrar um time competitivo para impressionar Didier Deschamps, pode até ser que o francês aceite uma incomum transferência para o futebol sul-americano.

ALEX SONG
Volante
30 anos
Camaronês
Último clube: Rubin Kazan (RUS)

Com quase 200 partidas de Premier League no currículo, o volante fez sucesso com a camisa do Arsenal e disputou as duas últimas Copas do Mundo pela seleção camaronesa. Depois de uma passagem de pouco brilho pelo Barcelona, Song rumou para Rússia e defendeu o Rubin Kazan durante uma temporada e meia. Com o contrato recém-rompido, o volante está treinando no Arsenal para manter a forma enquanto não encontra um novo clube.

PATRICE EVRA
Lateral esquerdo
36 anos
Francês
Último clube: Olympique de Marselha (FRA)

Titular da lateral esquerda da França durante uma década e com passagens vitoriosas por Manchester United e Juventus, Evra está suspenso até junho pela Uefa por agredir um torcedor na Liga Europa. Se não quiser ficar parado até o meio do ano, o francês terá de deixar o continente para dar sequência à carreira. Recentemente, Evra foi oferecido ao Boca Juniors, que não se interessou pela contratação. Quem sabe ele não acabe então disputando a Libertadores por um clube brasileiro…

MIRKO VUCINIC
Atacante
34 anos
Montenegrino
Último clube: Al-Jazira (EAU)

Autor de 96 gols ao longo de 304 partidas da primeira divisão italiana, o atacante teve passagens bem razoáveis por Roma (2006-2011) e Juventus (2011-2014) antes de tentar a sorte no Oriente Médio. Vucinic foi para os Emirados Árabes depois da Copa do Mundo de 2014 e permaneceu por lá durante três anos. O montenegrino está sem contrato desde julho e busca uma nova equipe para dar sequência à carreira.

BENOIT TRÉMOULINAS
Lateral esquerdo
32 anos
Francês
Último clube: Sevilla (ESP)

O lateral esquerdo, que até dois anos atrás fazia parte de convocações da seleção francesa, decidiu não renovar contrato com o Sevilla no fim da temporada passada depois de passar um ano inteiro tentando se recuperar de uma grave contusão no joelho. Trémoulinas ainda não tem condição de jogo, mas espera retornar aos gramados em breve. Enquanto isso, procura um clube para defender.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por que o artilheiro do Inglês é "maluco" por Tom Brady?
Ele sofreu o 1º gol de Messi como profissional. Hoje, é "olho" de Zidane
Com nome de presidente, rival do Brasil vai realizar sonho da mãe na Rússia
Não é loucura, não: 7 astros estrangeiros para seu clube contratar em 2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.