Topo

Rafael Reis

Fora até do banco em 70% dos jogos, Douglas vira "problema" para o Benfica

Rafael Reis

26/01/2018 04h00

A cinco dias do fechamento da janela de transferências na Europa, o Benfica já acertou a transferência de Gabigol para o Santos, mas ainda não sabe o que fazer com o outro "problema brasileiro" do seu elenco.

Segundo o jornal português "O Jogo", o lateral direito Douglas faz parte da lista de nove jogadores que o técnico Rui Vitória não pretende aproveitar na segunda metade da temporada 2017/18.

O problema é que o ex-São Paulo possui vínculo com o Benfica até o fim de junho e não tem para onde ir.

A primeira opção: a antecipação do fim do empréstimo e uma consequente devolução de Douglas ao Barcelona, clube detentor dos seus direitos econômicos, já foi vetada pelos catalães.

A segunda possibilidade seria encontrar um outro time interessado no futebol do lateral e cedê-lo até o fim da temporada.

Só que essa ideia não agrada a Douglas, que, mesmo pouco utilizado no Benfica, já informou a diretoria que prefere permanecer a Lisboa a encarar um reempréstimo para outro clube.

Contratado em junho depois de passar a temporada passada inteira cedido ao Sporting Gijón (ESP), o brasileiro teve poucas oportunidades no Estádio da Luz.

Douglas disputou apenas sete dos 27 jogos do Benfica desde sua chegada a Portugal. Em 70% dos compromissos do clube, ele sequer foi relacionado para o banco de reservas.

O lateral só foi participar de sua primeira partida de Campeonato Português no último sábado, seis meses depois do desembarque em Lisboa. Com a suspensão do titular André Almeida, ele jogou os 90 minutos da vitória por 3 a 0 sobre o Chaves.

Apesar do bom resultado e de ter sido saudado pela torcida, Douglas passou longe de ter uma atuação de destaque e não conseguiu alterar sua situação com Rui Vitória.

Além de André Almeida e do brasileiro, o treinador do Benfica tem como outra opção para a lateral direita o argentino Eduardo Salvio, meio-campista de origem que pode ser recuado para compor a linha defensiva.

Atual tetracampeão nacional, o time de Douglas ocupa apenas a terceira colocação no Português, com 46 pontos, mas está próximo dos líderes. O Porto, que está no topo da tabela, tem 48, e o Sporting, 47.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Lembrado por briga, zagueiro fala em volta ao Palmeiras para fazer justiça
– Em 6 meses, jogadores brasileiros movimentam R$ 3,5 bi no Mercado da Bola
– Sevilla não quer Ganso, mas é 45% melhor com ele em campo
– 5 destaques da Copa São Paulo que hoje estão "desaparecidos" no exterior

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.