Topo

Rafael Reis

Como vídeo de masturbação fez torcida questionar meia da seleção argentina

Rafael Reis

18/01/2018 04h00

"Lá vem mais um garoto sul-americano com problemas disciplinares para nos dar dor de cabeça". Foi isso que muitos torcedores do Valencia pensaram quando o clube pagou 18 milhões de euros (R$ 58 milhões, na cotação atual) ao Boca Juniors para contratar Éver Banega em janeiro de 2008.

A preocupação não era exagerada. Uma década atrás, o hoje camisa 10 do Sevilla e nome certo na convocação da Argentina para a Copa do Mundo-2018 era um garoto de 19 anos que não tinha um histórico comportamental dos melhores.

Para piorar, na mesma semana em que desembarcou na Europa, Banega virou notícia pelo planeta. E o motivo não era propriamente a qualidade do seu futebol ou o alto valor da transferência.

Em uma época em que os nudes caseiros ainda eram uma novidade na internet, um vídeo do jogador se masturbando enquanto conversava com uma garota pela webcam vazou e viralizou na rede.

O assunto causou tanta repercussão que até o então capitão do Valencia, Joaquín, foi questionado sobre o tema durante uma entrevista coletiva pré-jogo. "Já tivemos problemas [de comportamento] como esse por aqui e por isso prefiro evitar qualquer comentário", limitou-se a dizer.

A "questão Banega" foi tratada com extrema seriedade e preocupação no clube por duas razões.

A primeira é que a fase do Valencia era péssima. Entre novembro de 2007 e janeiro de 2008, o time chegou a ficar nove rodadas do Campeonato Espanhol sem conseguir uma mísera vitória e emendou até três derrotas consecutivas.

Além disso, os torcedores, os dirigentes, a comissão técnica e até mesmo os outros jogadores estavam fartos de atletas indisciplinados. O lateral direito Miguel acabara de ser punido por uma "escapada noturna" e o meia Manuel Fernandes havia sido preso acusado de agredir um homem em um bar.

Antes mesmo do vazamento do vídeo erótico, Banega já havia protagonizado outro escândalo que preocupava o Valencia.

Um ano antes do negócio, o meia e seus companheiros de seleção argentina sub-20 haviam sido acusados de provocar uma quebradeira no hotel onde estavam hospedados no Canadá depois de conquistarem o Mundial da categoria.

Apesar das preocupações, o meia não deu dor de cabeça para o Valencia. O jogador disputou 185 partidas pelo clube, marcou 11 gols e deu 30 assistências até ser negociado com o Sevilla, em 2014.

Banega ainda defendeu a Inter de Milão na temporada passada antes de ser recontratado pelo time de Ganso em julho.

Pela Argentina, o meia foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e participou das três últimas edições da Copa América. Desde o fim da Copa-2014, tem sido presença quase que obrigatória nas convocações da seleção.


Mais de Cidadãos do Mundo

Por onde andam os jogadores campeões mundiais por rival do Brasil na Copa?
Na Arábia Saudita, até comemoração de gol é motivo para prisão
Sonho do Real Madrid, Kane alcança italiano e vira o artilheiro da Europa
Por futebol, príncipe William vai ter de sair cedo do casamento do irmão

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.