Topo

Rafael Reis

Em campo no Réveillon, ex-Palmeiras diz que merece chance na seleção

Rafael Reis

30/12/2017 04h00

Ex-Palmeiras, Cruzeiro e Santos, Souza costuma passar o Réveillon ao lado de amigos e familiares em uma chácara em Posse, cidade com pouco mais de 30 mil habitantes localizada na divisa de Goiás com a Bahia.

Mas, desta vez, a virada de ano será radicalmente diferente para ele. Enquanto seus conhecidos estiverem festejando a chegada de 2018, o volante estará em campo do outro lado do mundo buscando mais um título.

Souza é a estrela do Cerezo Osaka, que disputa no primeiro dia do ano a decisão da Copa do Imperador do Japão contra o Yokohama Marinos. A partida está marcada para as 14h40 de segunda-feira (3h40 da madrugada no horário de Brasília).

"Esta é a primeira vez que fico sem férias de fim de ano. Jogar no dia 1º vai ser um pouco diferente para mim. Mas aqui no Japão, eles não ligam muito para isso, não comemoram Natal e nem Réveillon", afirmou, por telefone.

Mas Souza nem pode reclamar muito do seu primeiro compromisso de 2018. Disputar a final da Copa do Imperador é uma das recompensas de um longo processo de reeducação alimentar que lhe proporcionou a melhor fase de sua carreira.

"Quando cheguei aqui no Japão [no início do ano passado], via os jogadores correndo muito e não conseguia acompanhar. O futebol daqui é muito veloz. Então, entrei na dieta e parei de consumir bebida alcoólica. Eu nem como mais arroz e feijão todo dia. Estou com corpo de japonês."

A versão japonesa de Souza tem 29 anos e 78 kg distribuídos por 1,83 m de altura. Dois anos atrás, quando se despediu do Cruzeiro, ele pesava cinco quilos a mais.

"Agora, eu jogo o triplo do que jogava no Brasil. Quando estava aí, costumava correr uns 7 km por partida. Aqui, minha média é de 12 km. Hoje, eu tenho a velocidade dos japoneses, com a vantagem de ser mais forte do que eles", orgulha-se.

Os resultados dessa evolução física podem ser vistos dentro de campo. O volante, que se tornou famoso no Brasil durante a passagem pelo Palmeiras, clube com o qual teve vínculo entre 2008 e 2013, subiu para a primeira divisão com o Cerezo Osaka em seu primeiro ano no Japão e, na segunda temporada, já conquistou o título da Copa da Liga e está na final da Copa do Imperador.

Autor de seis gols e nove assistências em 2017, Souza tem muito orgulho do que conquistou no Oriente. Tanto que orgulho que acredita que merecia um reconhecimento maior e uma oportunidade na seleção brasileira.

"Se eu estivesse jogando no Brasil o que tenho jogado no Japão, já teria sido convocado pelo Tite pelo menos uma vez. Não estou dizendo que iria para a Copa, mas pelo menos teria uma chance de mostrar meu valor. A minha expectativa é que o Tite e sua comissão técnica acompanhem o futebol no mundo todo. Se eles olham para a China, talvez também vejam o Japão."


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Mercado da Bola: 7 brasileiros que podem mudar de time na janela de janeiro
– Goleador brasileiro na Europa mal fala português e vai jogar na Inglaterra
– Há 10 anos, Kaká deu ao Brasil seu último título de melhor jogador do mundo
– 6 jogadores que foram ídolos no futebol brasileiro e fracassaram na Europa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.