Topo

Rafael Reis

Haja despedida: Kaká e mais 7 astros do futebol que se aposentaram em 2017

Rafael Reis

20/12/2017 04h00

O ano de 2017 foi marcado por despedidas. Ao longo dos últimos 12 meses, muita gente do primeiro escalão do mundo do futebol decidiu pendurar as chuteiras e dar adeus à carreira nos gramados.

A relação conta com vários campeões do mundo, capitão da seleção vencedora da última Copa, ganhador do prêmio de melhor do planeta, veterano que parecia interminável e também com o maior ídolo da história da Roma.

Relembre abaixo 8 astros do futebol mundial que colocaram um ponto final em suas carreias neste ano que está para terminar.

KAKÁ
35 anos
Brasileiro

Último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo, o vencedor do prêmio de 2007 anunciou no último domingo que não pretende mais jogar futebol profissionalmente. Revelado pelo São Paulo, Kaká brilhou com a camisa do Milan e também defendeu o Real Madrid na Europa. O meia-atacante disputou três Copas do Mundo: 2002, 2006 e 2010. Nos últimos três anos de sua carreira, defendeu o Orlando City e fez dele uma das franquias mais populares da MLS (Major League Soccer), a elite do futebol dos Estados Unidos.

ANDREA PIRLO
38 anos
Italiano

Assim como Kaká, o maestro do último título mundial italiano (2006) também escolheu os EUA para serem palco dos últimos momentos de sua carreira. Pirlo defendeu o New York City entre 2015 e 2017, mas sucesso mesmo ele fez com as camisas no Milan e na Juventus. O ex-meia pouco efetivo que se transformou em um dos melhores volantes do mundo passou 14 anos vestindo ou a camisa rubro-negra ou o uniforme alvinegro e conquistou seis títulos italianos e duas Liga dos Campeões por esses clubes.

PHILIPP LAHM
34 anos
Alemão

O capitão da seleção alemã na conquista da Copa do Mundo-2014 optou por uma aposentadoria precoce. Em maio, Lahm, que ainda tinha 33 anos e se mantinha como um dos melhores laterais do planeta, encerrou uma carreira dedicada quase que exclusivamente ao Bayern de Munique. Com exceção das duas temporadas em que ficou emprestado ao Stuttgart, o jogador passou os outros 14 anos de sua vida como atleta profissional dedicando-se ao maior clube da Alemanha. Não à toa, pendurou as chuteiras com um currículo de fazer inveja: oito títulos nacionais, uma Champions e, claro, a tão sonhada Copa.

XABI ALONSO
36 anos
Espanhol

O volante deixou o Bayern de Munique e o futebol profissional junto com Lahm, no fim da temporada europeia, ainda no primeiro semestre. Assim como o ex-companheiro de time, Xabi Alonso também ganhou uma Copa do Mundo (2010) e teve uma carreira das mais vitoriosas. Revelado pela Real Sociedade, o meia conseguiu ganhar a Champions por dois clubes diferentes, Liverpool (2005) e Real Madrid (2014) e fez parte da melhor geração da história do futebol espanhol –também venceu as Eurocopas de 2008 e 2012 pela seleção.

FRANCESCO TOTTI
41 anos
Italiano

Totti é o jogador com maior número de partidas (786) e gols (307) da Roma em todos os tempos. Além disso, foi o protagonista de um dos três títulos italianos conquistados pelo clube. Para completar, é natural da cidade e passou todos os 25 anos de sua carreira como profissional vestindo a camisa grená. É por isso que muitos torcedores da Roma foram às lágrimas no dia 28 de maio, quando o atacante disputou sua última partida oficial pelo clube. Totti ainda fez um pouco de suspense e ameaçou a prolongar a carreira em outro time. Mas a ideia não fazia muito sentido, e ele acabou mesmo anunciando a aposentadoria.

FRANK LAMPARD
39 anos
Inglês

Integrante de uma geração que prometia dar grandes conquistas para a seleção inglesa, mas nunca chegou nem perto de concretizar essa aposta, Lampard foi mais um jogador da elite que viveu a reta final de sua carreira no futebol dos EUA. O meia, que passou 13 anos no Chelsea e é um dos nomes mais vitoriosos da história do clube londrino, fez suas últimas partidas como profissional no New York City. Aliás, o derradeiro jogo de Lampard foi disputado ainda em 2016, mas foi só em fevereiro deste ano que ele anunciou que não participaria da nova temporada da MLS e que penduraria as chuteiras.

ZÉ ROBERTO
43 anos
Brasileiro

Zé Roberto é muito mais que o símbolo de vitalidade que vestiu a camisa do Palmeiras nos últimos três anos e ajudou o clube paulista a voltar ao caminho do sucesso. Antes de chegar já quarentão ao time alviverde, o lateral/meio-campista já havia construído uma história de sucesso, que inclui passagens por Real Madrid, Bayer Leverkusen, Hamburgo e Bayern de Munique, além dos locais Portuguesa, Santos e Grêmio. Zé Roberto ganhou uma Champions (1998) e disputou duas Copas do Mundo com a seleção brasileira (1998 e 2006).

DIRK KUYT
37 anos
Holandês

Kuyt nunca foi um craque. Mesmo assim, vestiu durante seis temporadas a camisa do Liverpool e disputou três Copas do Mundo com a Holanda (2006, 2010 e 2014). Atacante de técnica comum, mas dedicação e inteligência tática muito acima da média, ele encerrou a carreira na última temporada realizando um sonho: ajudando o Feyenoord, clube que o lançou ao estrelado na Europa, a encerrar um jejum de 18 anos sem conquistar o título holandês.


Mais de Cidadãos do Mundo

Ibra torce mais pelo Brasil que pela Suécia: verdade ou lenda urbana?
Maestro do Real, Kroos já foi acusado de só jogar por ser filho do técnico
Médica foi alvo de polêmica no Chelsea e agora quer distância do futebol
Recordista de prêmios, Messi entra na briga por 5ª Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.