Topo

Rafael Reis

Só Neymar cresce após fim de trio de ataque do Barcelona

Rafael Reis

19/12/2017 04h00

A saída de Neymar para o Paris Saint-Germain e a consequente dissolução do aclamado trio de ataque do Barcelona só fizeram bem para o craque brasileiro.

O hoje camisa 10 do PSG é o único integrante da festejada linha ofensiva titular do Barça durante as últimas três temporadas que melhorou de desempenho depois da transação mais cara da história do futebol mundial.

Desde que foi embora da Catalunha com o intuito de ser protagonista do clube francês, Neymar mais do que dobrou a frequência com que balança as redes e também aumentou em 13% o número de passes para os companheiros de time marcarem.

Em seus primeiros 19 na França, a estrela brasileira marcou 17 vezes (0,89 por jogo) e distribuiu 13 assistências (0,68). Em sua última temporada no Barcelona, Neymar registrou médias de 0,44 gol e 0,60 por partida.

Sob seu comando, o PSG se tornou um dos clubes mais temidos do futebol europeu. A equipe só perdeu dois jogos em 2017/18, lidera o Campeonato Francês com nove pontos de vantagem para o segundo colocado (Monaco) e ficou em primeiro no seu grupo da Liga dos Campeões.

O Barcelona também passou sem sustos pela fase de grupos da Champions e está no topo da classificação do Espanhol. Só que seus principais jogadores de frente já não são os mesmos de quando tinham a companhia de Neymar em campo.

Lionel Messi, o astro máximo da companhia, viu sua média de gols despencar de 1,04 por partida na temporada passada para a atual 0,75. As assistências também caíram: de 0,36 para 0,29.

O camisa 10 argentino registra uma marca rara em sua carreira: passou em branco em seis dos últimos oito jogos que que disputou com a camisa do Barça.

A queda de desempenho de Luis Suárez, o outro vértice do antigo triângulo de ataque blaugrana, também não foi nada discreta. O uruguaio tem média de 0,43 gol e 0,14 assistência por jogo na atual temporada. Na passada, registrou 0,73 bola na rede e 0,39 passe para gol a cada partida que disputou.

Neymar trocou o Barcelona pelo PSG no último mês de agosto em uma transação que movimentou 222 milhões de euros (R$ 862 milhões), maior quantia já paga por um jogador de futebol.

Na tentativa de substituí-lo e montar um novo trio de ataque, o Barça tirou do Borussia Dortmund o francês Ousmane Dembélé. No entanto, o reforço sofreu uma contusão muscular em sua terceira partida pelo clube, não jogou mais e deixou Messi e Suárez ainda mais órfãos do antigo companheiro de time.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Há 10 anos, Kaká deu ao Brasil seu último título de melhor jogador do mundo
– 6 jogadores que foram ídolos no futebol brasileiro e fracassaram na Europa
– 7 jogadores que estão no exterior para seu clube contratar por empréstimo
– Por onde andam os jogadores do último título brasileiro no Mundial?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.