Topo

Rafael Reis

Goleador brasileiro da Europa mal fala português e vai jogar na Inglaterra

Rafael Reis

19/12/2017 04h30

O artilheiro brasileiro na temporada 2017/18 do futebol europeu mal sabe falar português e nem tem como objetivo de carreira receber uma oportunidade de defender a seleção pentacampeã mundial.

Autor de 17 gols no Campeonato Dinamarquês pelo Nordsjaelland, o atacante Emiliano Marcondes é o brasileiro mais bem classificado na Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao goleador máximo das ligas nacionais europeias.

O jogador de 22 anos aparece na 14ª colocação, com 25,5 pontos. Ele tem um 1,5 ponto a mais que Jonas (Benfica), que é o 15º.

Os principais nomes de ataque que vêm sendo convocados por Tite estão bem abaixo nessa relação. Neymar (Paris Saint-Germain), o melhor deles, ocupa o 22º lugar. Gabriel Jesus (Manchester City) é só o 82º. E Roberto Firmino (Liverpool), o 203º.

O líder da Chuteira de Ouro é o uruguaio Edinson Cavani, do PSG, que tem 18 gols no Francês e 36 pontos na classificação do prêmio. Ele é seguido de perto pelo argentino Mauro Icardi, da Inter de Milão, quem tem 34 pontos e 17 bolas na rede na primeira divisão italiana.

Mas, afinal, quem é esse tal de Emiliano Marcondes, o brasileiro mais bem posicionado no ranking dos artilheiros da Europa?

O camisa 10 do Nordsjaelland nasceu na Dinamarca, mas possui cidadania brasileira devido à sua família materna. Ele é filho de um músico dinamarquês que excursionou por aqui durante a década de 1990 e se apaixonou por uma brasileira.

Durante a infância, Emiliano viajava com frequência ao país para visitar os avós e era fluente em português. Hoje, no entanto, o contato com os familiares é feito por redes sociais, e o idioma anda meio enferrujado.

O atacante foi formado nas categorias de base do Nordsjaelland e defende a equipe adulta desde 2014. Em janeiro, no entanto, ele mudará de ares. O artilheiro do Dinamarquês já assinou com o Brentford e vai disputar a segunda divisão inglesa em 2018.

Emiliano passou por todas as seleções de base da Dinamarca, mas ainda não estreou no time principal. Oficialmente, ele ainda pode jogar pelo Brasil. No entanto, sabe que seu futuro está bem longe da terra da sua família materna.

A última vitória brasileira na Chuteira de Ouro foi alcançada por Jardel, então jogador do Sporting, em 2001/02. O atual vencedor do prêmio é Lionel Messi, do Barcelona, que nesta temporada ocupa a sexta colocação, com oito pontos a menos que Cavani.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 36 pontos (18 gols)
2º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 34 pontos (17 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 30 pontos (15 gols)
Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 30 pontos (15 gols)
5º – Igor Angulo (ESP, Gornik Zabrze) –  28,5 pontos (19 gols)
6º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 28 pontos (14 gols)
Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 28 pontos (14 gols)
Mohamed Salah (EGI, Liverpool) – 28 pontos (14 gols)
9º – Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 27 pontos (18 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Há 10 anos, Kaká deu ao Brasil seu último título de melhor jogador do mundo
– 6 jogadores que foram ídolos no futebol brasileiro e fracassaram na Europa
– 7 jogadores que estão no exterior para seu clube contratar por empréstimo
– Por onde andam os jogadores do último título brasileiro no Mundial?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.