Topo

Rafael Reis

7 jogadores que estão no exterior para seu clube contratar por empréstimo

Rafael Reis

14/12/2017 04h00

Os campeonatos estaduais começam daqui pouco mais de um mês. Ou seja, o clube que deseja se reforçar bem para a próxima temporada precisa começar a se mexer logo no Mercado da Bola.

Uma das melhores opções para garimpar reforços de alto nível para clubes brasileiros costuma ser dar uma olhada no futebol europeu, descobrir jogadores de qualidade que estão sendo pouco utilizados e tentar contratá-los por empréstimo.

Um exemplo recente de sucesso dessa técnica foi o zagueiro Pablo, que jogou no Corinthians durante este ano emprestado pelo Bordeaux e foi essencial na conquista do título brasileiro pela equipe alvinegra.

Listamos abaixo sete jogadores que estão em baixa na Europa e poderiam ser cedidos por empréstimo a clubes brasileiros na próxima temporada.

RAFINHA
Meia
24 anos
Barcelona (ESP)

Sem jogar desde abril devido a um grave problema no joelho, o meia sabe que seus dias no Barcelona estão chegando ao fim. O clube catalão pretende vendê-lo para fazer caixa para investir na possível contratação de Philippe Coutinho. Rafinha tem mercado farto na Europa, mas ficaria mais valorizado se estivesse em plena atividade. É aí que entra o Brasil. Um empréstimo até o meio do ano para o futebol brasileiro daria ritmo de jogo ao meia e provavelmente aumentaria seu preço para uma transação no mercado de verão europeu.

GABIGOL
Atacante
21 anos
Benfica (POR)

Não é novidade para ninguém que o atacante precisa de uma reviravolta na sua carreira depois de uma temporada e meia de poucos minutos em campo e raros gols com as camisas de Inter de Milão e Benfica. O São Paulo demonstrou interesse no atacante e precisa de um aval dos italianos. O outro destino de Gabigol em um eventual retorno para o Brasil em 2018 é o Santos, seu clube formador.

LEANDRO CASTÁN
Zagueiro
31 anos
Roma (ITA)

Totalmente recuperado de uma cirurgia para retirada de um tumor na cabeça que o deixou praticamente um ano afastado dos gramados, o brasileiro é hoje a quinta opção da Roma para o miolo de zaga e ainda nem foi a campo na atual temporada. Até por isso, é natural que Leandro Castán deseje novos ares, e que o time italiano não coloque muitos empecilhos para uma negociação. Pela história que possui no clube, o Corinthians seria a opção mais natural para uma volta do zagueiro ao Brasil.

BOSCHILIA
Meia
21 anos
Monaco (FRA)

A cria do São Paulo perdeu espaço no elenco do Monaco depois de sofrer uma grave contusão no joelho no primeiro semestre e teve apenas 22 minutos de futebol na atual temporada. Apesar de ainda fazer parte dos planos do clube francês para o futuro, Boschilia poderia retornar ao Brasil em 2018 para recuperar a forma física e ganhar confiança antes de um novo teste com a camisa monegasca.

KENEDY
Lateral esquerdo
21 anos
Chelsea (ING)

O atacante revelado pelo Fluminense que se tornou lateral esquerdo na Inglaterra chegou a receber um número razoável de chances no Chelsea em temporadas anteriores. Mas, desde a chegada do técnico Antonio Conte, Kenedy sumiu até do banco de reservas do clube londrino. Na atual temporada, o brasileiro só jogou na pouco valorizada Copa da Liga Inglesa. Um empréstimo na janela de janeiro é seu destino natural. Por que não para o Brasil?

DOUGLAS
Lateral direito
27 anos
Benfica (POR)

Apesar de muitas vezes ser ridicularizado nas redes sociais desde que foi contratado pelo Barcelona, o lateral direito seria titular em praticamente qualquer clube brasileiro e poderia recuperar um pouco sua imagem por aqui. E é por isso que ele não precisa permanecer mais um semestre encostado no Benfica. O clube português não faz muita questão de mantê-lo para a segunda parte da temporada, e o Barcelona, dono dos seus direitos econômicos, tampouco irá utilizá-lo. Então voltar para casa é uma boa opção para Douglas.

JOÃO SCHMIDT
Meia
24 anos
Atalanta (ITA)

Tratado como craque nas categorias de base do São Paulo, demorou para se firmar no time principal e, assim que o fez, já se mandou para a Atalanta. A história está se repetindo na Itália. João Schmidt já está no Calcio há quatro meses, mas ainda não disputou sequer uma partida oficial –ficou parado metade do tempo devido a uma cirurgia no joelho. Talvez a melhor opção para a carreira de João Schmidt seja um empréstimo de seis meses ou um ano para o futebol brasileiro, onde poderia recuperar o ritmo e mostrar valor para o clube que o tem sob contrato.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Por onde andam os jogadores do último título brasileiro no Mundial?
– De xodó corintiano a estrelas: os 5 rivais brasileiros do Grêmio no Mundial
– De pai para filho: como família alagoana virou sucesso em rival do Brasil
– Adversária na Copa,  Sérvia já entrou em briga com o Brasil por zagueiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.