Topo

Rafael Reis

De Tevez a irmão de Romero: 7 gringos que podem pintar no Brasil em 2018

Rafael Reis

07/12/2017 04h00

Com o encerramento do Campeonato Brasileiro e a reta final da temporada sul-americana, os jogadores saem um pouco de cena e deixam o protagonismo do futebol nacional na mão dos dirigentes e presidentes de clubes.

Afinal, é nas mãos deles que estão as decisões de contratar, vender, emprestar e dispensar atletas que, de certo modo, vão ditar o futuro do time para qual você torce e também do seu arquirrival.

Para ajudar o trabalho dos cartolas brasileiros (e também atiçar os desejos dos torcedores), apresentamos abaixo sete jogadores estrangeiros que podem ter destaque no Mercado da Bola dos próximos meses e pintar como possíveis reforços para os clubes daqui na temporada 2018.

CARLOS TEVEZ
Atacante
33 anos
Argentino
Shanghai Shenhua (CHN)

Quatro gols em 19 partidas. É esse o resumo da melancólica passagem do ídolo de Corinthians e Boca Juniors pelo futebol chinês. Apesar de ter o segundo maior salário do futebol mundial (algo em torno de 38 milhões de euros, ou R$ 145 milhões, por ano), Tevez não parece disposto a retornar ao Shanghai Shenhua depois das férias de dezembro para cumprir a última temporada do seu contrato. O Flamengo tem acompanhado de perto a situação do argentino e pode disputá-lo com o Boca caso o craque realmente desista da China.

LAUTARO ACOSTA
Meia-atacante
29 anos
Argentino
Lanús (ARG)

As atuações que levaram o Lanús ao vice-campeonato da Libertadores colocaram esse criativo e baixinho (tem 1,69 m) meia-atacante argentino na lista de contratações de vários clubes brasileiros. Internacional, Grêmio e Cruzeiro estão entre os times que gostariam de ver Acosta em seu elenco na próxima temporada. Além do talento com a bola nos pés, o camisa 7 do Lanús conta com a experiência de quem atuou durante quatro temporadas no futebol espanhol –defendeu Sevilla e Racing.

EDUARDO VARGAS
Atacante
28 anos
Chileno
Tigres (MEX)

Artilheiro das duas últimas edições da Copa América e terceiro maior goleador da história do Chile, Vargas nunca conseguiu repetir nos clubes que defende o mesmo sucesso que tem pela seleção. O atacante, que já passou por Grêmio, Napoli, Valencia, Queens Park Rangers e Hoffenheim, entre outros, está desde o começo do ano no México. No entanto, de acordo a imprensa chilena, vem mantendo um namoro à distância com o São Paulo, que já tentou contratá-lo no passado.

JONATHAN CALLERI
Atacante
24 anos
Argentino
Las Palmas (ESP)

Artilheiro da Libertadores do ano passado pelo São Paulo, o centroavante acabou com qualquer perspectiva de atuar pela seleção argentina quando deixou o Brasil para atuar na Europa. Após fracassar com a camisa do West Ham, Calleri faz uma temporada apenas razoável pelo espanhol Las Palmas (5 gols em 16 partidas). Por isso, um retorno ao futebol brasileiro, onde goza da fama de grande jogador e goleador implacável, poderia fazer bem para sua carreira.

ÓSCAR ROMERO
Meia-atacante
25 anos
Paraguaio
Alavés (ESP)

O irmão gêmeo de Ángel Romero, campeão brasileiro pelo Corinthians, tem contrato com o Shanghai Shenhua, mas está emprestado ao Alavés até o fim do mês. Em baixa no clube espanhol, o meia-atacante paraguaio não deve ter seu empréstimo estendido por mais seis meses, mas também dificilmente terá espaço na China no próximo ano. Seu caminho mais provável é um retorno para a América do Sul… quem sabe para atuar ao lado ou contra seu gêmeo?

GASTÓN SILVA
Zagueiro
23 anos
Uruguaio
Independiente (ARG)

Apesar de ter apenas 23 anos, o uruguaio já tem experiência de duas temporadas atuando na primeira divisão italiana (Torino) e uma na espanhola (Granada). Finalista da Copa Sul-Americana pelo Independiente, Gastón Silva foi contratado em agosto pelos argentinos por 1,8 milhão de euros (quase R$ 7 milhões). Se alguém estiver disposto a pagar pouco mais que isso talvez conte com o zagueiro em seu elenco para 2018.

GUILLERMO VARELA
Lateral direito
24 anos
Uruguaio
Peñarol (URU)

Vice-campeão mundial sub-20 pelo Uruguai em 2013, tem no currículo passagens por Manchester United, Real Madrid Castilla e Eintracht Frankfurt. Com dificuldades para emplacar uma carreira de alto nível na Europa, voltou ao Peñarol quatro meses atrás. Agora jogador da seleção adulta, dificilmente permanecerá no Uruguai na próxima temporada. O Atlético-MG é o principal interessado em sua aquisição.


Mais de Cidadãos do Mundo

Top models, atrizes e Fernanda Lima: as apresentadoras dos sorteios da Copa
De Ronaldo a Eto'o: 7 jogadores que são "arroz de festa" em eventos da Fifa
Lewandowski fugiu da 1ª comunhão e foi goleador de 3 divisões antes da fama
Os 7 proprietários de clubes mais ricos do planeta

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.