Topo

Rafael Reis

De xodó corintiano a estrelas: os 5 rivais brasileiros do Grêmio no Mundial

Rafael Reis

06/12/2017 04h00

A vitória do Grêmio sobre o Lanús na decisão da Libertadores recolocou o futebol brasileiro no Mundial de Clubes depois de três edições de ausência –a última participação foi do Atlético-MG, em 2013.

Graças principalmente ao clube gaúcho, a competição da Fifa que começa nesta quarta-feira nos Emirados Árabes Unidos contará com a presença de 26 jogadores nascidos no Brasil.

Vinte e um deles serão comandados por Renato Gaúcho e tentarão dar à equipe de Porto Alegre seu segundo título mundial –venceu pela primeira vez nos tempos de Taça Intercontinental, em 1983.

Conheça abaixo os outros cinco jogadores brasileiros inscritos no Mundial, aqueles que vão tentar impedir o Grêmio de conquistar o planeta neste fim de 2017.

ROMARINHO
Atacante
26 anos
Al-Jazira (EAU)

Xodó da torcida corintiana e famoso pelos gols marcados nos clássicos contra o Palmeiras, o atacante passou três anos no Qatar antes de desembarcar nos Emirados, em agosto. Como foi contratado para a atual temporada, o brasileiro não participou da campanha que colocou o Al-Jazira no Mundial. Na equipe dirigida pelo holandês Henk ten Cate, que já foi auxiliar de Barcelona e Chelsea, Romarinho se alterna entre os postos de centroavante e atacante aberto pela esquerda.

CASEMIRO
Volante
25 anos
Real Madrid (ESP)

Apesar de ter apenas 25 anos, já conquistou três Liga dos Campeões com o Real Madrid. Titular da seleção brasileira, é um dos melhores volantes do planeta e uma espécie de cão de guarda da equipe espanhola dentro de campo. Além da ótima capacidade de desarme, tem se destacado nesta temporada pelas chegadas ao ataque. Casemiro já marcou quatro vezes em 2017/18, mais do que Bale, Modric e Kroos.

MARCELO
Lateral esquerdo
29 anos
Real Madrid (ESP)

Um dos jogadores brasileiros mais bem sucedidos no futebol europeu na atualidade, veste a camisa do Real Madrid há mais de uma década e é indiscutível tanto no clube espanhol quanto na seleção brasileira. Vice-capitão do atual bicampeão da Champions, Marcelo é também o desafogo do Real nos jogos mais complicados, quando deixa de ser apenas um lateral para compor também o meio-campo e o ataque pela faixa esquerda do campo.

MAURÍCIO ANTÔNIO
Zagueiro
25 anos
Urawa Reds (JAP)

Praticamente desconhecido no Brasil, foi formado nas categorias de base do São Paulo e defendeu Pelotas, Penapolense e Juventus antes de se mandar para o exterior, em 2014. Maurício Antônio fez carreira no futebol de Portugal, onde defendeu Portimonense, Marítimo e a equipe B do Porto. Em agosto, foi contratado pelo Urawa Reds. Na final da Liga dos Campeões da Ásia, contra o Al-Hilal, começou no banco.

RAFAEL SILVA
Atacante
25 anos
Urawa Reds (JAP)

Herói da classificação do Urawa Reds para o Mundial de Clubes, o centroavante brasileiro fez os dois gols do clube japonês na final da Champions asiática, contra o Al-Hilal. Rafael Silva começou a aparecer no Coritiba, mas logo se transferiu para o Lugano, da Suíça, em 2013. Um ano depois, começou sua trajetória no futebol japonês. Rafael Silva defendeu o Albirex Niigata por três temporadas antes de ser contratado pelo Urawa Reds no começo de 2017.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– De pai para filho: como família alagoana virou sucesso em rival do Brasil
– Adversária na Copa,  Sérvia já entrou em briga com o Brasil por zagueiro
– Rival na Copa, suíço tem DNA carioca, chorou pelo Brasil e é louco pelo Fla
– Mudança na regra impede Jonas de ser vice-líder da Chuteira de Ouro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.