Topo

Rafael Reis

Mudança na regra impede Jonas de ser vice-líder da Chuteira de Ouro

Rafael Reis

05/12/2017 04h30

O futebol brasileiro não tem nenhum representante entre os dez primeiros colocados do ranking da Chuteira de Ouro. Mas isso só porque o prêmio concedido ao goleador máximo dos campeonatos nacionais da Europa mudou de regra na atual temporada.

As reclassificações na pontuação de dois campeonatos, Português e Francês, tiraram do brasileiro Jonas a possibilidade de estar no pódio da lista dos artilheiros do continente em 2017/18.

Artilheiro da primeira divisão portuguesa, com 15 gols, o camisa 10 do Benfica soma 22,5 pontos na Chuteira de Ouro e ocupa apenas a 13ª colocação no ranking. Pelas regras válidas até a temporada passada, ele teria 30 pontos e seria o vice-líder.

Isso porque os veículos de imprensa que organizam a premiação decidiram inverter o peso dos gols marcados nas primeiras divisões de Portugal e França. Até a edição anterior, cada bola na rede em Portugal valia 2 pontos e as na França, 1,5 ponto. Agora, o que vale é o contrário.

Com a antiga pontuação, o uruguaio Edinson Cavani, companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain, não seria o líder do prêmio. O centroavante tem 17 gols na Ligue 1 e 34 pontos na classificação dos artilheiros.

Se as regras ainda continuassem as mesmas, Cavani teria 25,5 pontos e nem aparecia no top 10.

Na dinâmica antiga, o líder da Chuteira de Ouro seria Mauro Icardi, da Inter de Milão, que soma 32 pontos e é hoje a maior ameaça ao uruguaio do PSG. O argentino seria seguido de perto por Ciro Immobile (Lazio) e por Jonas, que dividiriam o segundo lugar.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Messi, que somou 74 pontos (37 gols) na última temporada. O argentino divide com Cristiano Ronaldo (Real Madrid) o posto de maior vencedor do prêmio. Cada um deles já levou quatro troféus para casa.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 34 pontos (17 gols)
2º – Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 32 pontos (16 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 30 pontos (15 gols)
4º – Robert Lewandowski (POL, Bayern de Munique) – 28 pontos (14 gols)
5º – Igor Angulo (ESP, Gornik Zabrze) –  27 pontos (18 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 27 pontos (18 gols)
9º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 26 pontos (13 gols)
Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 26 pontos (13 gols)


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– De pai para filho: como família alagoana virou sucesso em rival do Brasil
– Adversária na Copa,  Sérvia já entrou em briga com o Brasil por zagueiro
– Rival na Copa, suíço tem DNA carioca, chorou pelo Brasil e é louco pelo Fla
– 
Neymar incorpora espírito "showman" e dribla 74% mais no PSG

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.