Topo

Rafael Reis

De olho em recorde, PSG sonha com melhor campanha da história da Champions

Rafael Reis

05/12/2017 04h00

Não é só no primeiro lugar do Grupo B e na glória de derrotar fora de casa um dos clubes mais poderosos do planeta que o Paris Saint-Germain está de olho na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.

O objetivo do PSG contra o Bayern de Munique, nesta terça-feira, na Alemanha, é bem mais audacioso.

Se sair da Allianz Arena com mais três pontos na conta, o time de Neymar, Cavani, Mbappé e cia. entrará para a história da Champions como dono da melhor campanha da fase de grupos da competição em todos os tempos.

O recorde atual pertence ao Real Madrid da temporada 2011/12. Na ocasião, a equipe espanhola venceu os seis jogos que disputou, colocou 19 bolas nas redes e foi vazado duas vezes. Ou seja, somou 18 pontos e saldo de 17 gols.

O PSG venceu as cinco primeiras partidas do torneio continental e teve um desempenho ofensivo bem superior ao do Real de seis anos atrás. Foram 24 gols marcados e somente um sofrido. O saldo é de 23.

Por isso, caso derrote o Bayern, registrará a melhor performance de um clube na fase de grupos do torneio desde que ela foi implantada, em 1991/92.

"O Paris Saint-Germain alcançou um novo nível nesta temporada devido às contratações espetaculares que fez. Agora, são um dos favoritos para faturar o título da Liga dos Campeões", afirmou o técnico do adversário desta terça, Jupp Heynckes.

O treinador ainda não estava no Bayern no confronto anterior entre as duas equipes. No final de setembro, o PSG deu uma demonstração de força e passeou no encontro com os alemães em Paris e os derrotou por 3 a 0, gols de Daniel Alves, Cavani e Neymar.

Além do líder do Campeonato Francês, apenas o Manchester City chega à última rodada da Champions com 100% de aproveitamento.

No entanto, o clube inglês, que vai à Ucrânia visitar o Shakhtar Donetsk, tem saldo de apenas dez gols. Isso significa que, para desbancar um possível recorde do PSG, teria de vencer seu confronto de quarta-feira por pelo menos 14 gols de vantagem.

Passar ileso pela fase de grupos do principal torneio interclubes do planeta está longe de ser das tarefas mais simples.

Desde a virada do século, somente três times que conseguiram se classificar para as oitavas de final com 100% de aproveitamento: o Barcelona de 2002/03 e o Real Madrid de 2011/12 e 2014/15.

Curiosamente, nenhum deles conseguiu levantar o cobiçado troféu continental. Todos caíram pelo caminho na hora dos mata-matas decisivos.

Ou seja, o PSG sonha em entrar para a história da Champions nesta terça. Mas, mesmo que consiga, sabe que ainda tem um longo caminho pela frente para que essa história tenha um final feliz.


Mais de Clubes

– Quanto custa ver no estádio um jogo do PSG?
– 5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades
– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha
– Sensação da Europa, City importou "meio Barcelona" para chegar ao topo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.