Topo

Rafael Reis

Para ranking da Fifa, grupo do Brasil é o mais difícil do século

Rafael Reis

01/12/2017 14h35

O torcedor brasileiro deve ter ficado aliviado nesta sexta-feira ao descobrir que a seleção escapou de confrontos com Espanha, Inglaterra, Dinamarca e Suécia na primeira fase da Copa do Mundo.

Só que, de acordo com o ranking da Fifa, o Grupo E da Rússia-2018 é a chave mais difícil com a qual o Brasil já se deparou neste século.

Isso porque colocação média na lista de seleções da entidade das três equipes que irão enfrentar o único time pentacampeão mundial de futebol na primeira fase da Copa (Suíça, Costa Rica e Sérvia) é o 23,6º lugar.

Adversários de estreia da seleção de Tite, os suíços são os mais bem posicionados e ocupam o oitavo lugar no ranking. A Costa Rica, que chegou até as quartas de final em 2014, está na 26ª colocação. Já a Sérvia, que volta ao Mundial depois da ausência na última edição, é a 37ª do planeta na atualidade.

Desde a França-1998, o Brasil não tinha na primeira fase rivais tão bem ranqueados. Na época do sorteio daquele torneio, a posição média ocupada por Noruega (14ª), Marrocos (16ª) e Escócia (36ª) na classificação da Fifa era a 22ª colocação.

Nos Mundiais do século 21, a tarefa da equipe canarinha na fase de grupos nunca foi muito complicada.

Em 2002, os adversários brasileiros ocupavam em média a 36ª posição no ranking. Quatro anos depois, o 28º lugar. Na África do Sul-2010, o 35º posto. E na última Copa, em 2014, a 29ª colocação.

Também pela primeira vez desde 1998, o Brasil não tem nenhum adversário na chave que esteja fora do grupo das 40 melhores seleções do mundo. Ou seja, Neymar, Gabriel Jesus e cia. não terão nenhuma "galinha morta" pela frente.

Ainda de acordo com o ranking da Fifa, o grupo mais forte da Copa-2018 é o C (França, Austrália, Peru e Dinamarca), cujas seleções ocupam em média a 17,75ª colocação.

Por outro lado, o grupo mais fraca é o A (Rússia, Arábia Saudita, Egito e Uruguai), o único que não teve um cabeça de chave definido pelo ranking. Os quatro times da chave têm como classificação média o 45º lugar.


Mais de Seleções:

– Quais são os adversários mais frequentes do Brasil na 1ª fase da Copa?
– Seleção pode viajar até 10 mil km só na primeira fase da Copa
– Da morte? Brasil tem 40% de chance de ter campeão mundial em seu grupo
– 7 seleções que já escalaram jogadores brasileiros em Copas do Mundo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.