Topo

Rafael Reis

Maiores invencibilidades da Europa, City e PSG não perdem desde abril

Rafael Reis

28/11/2017 04h00

A última derrota do Manchester City em uma partida oficial aconteceu ainda no primeiro semestre deste ano, sete meses atrás, no finalzinho de abril. A do Paris Saint-Germain, também.

Os líderes dos campeonatos Inglês e Francês, respectivamente, são os times europeus (de primeira divisão e pertencentes a um dos dez países mais bem classificados no ranking da Uefa) que ostentam as maiores invencibilidades da atualidade.

No caso do City, a sequência sem derrotas já dura 26 jogos. Desde que perdeu por 2 a 1 para o Arsenal, em 23 de abril, na prorrogação da semifinal da Copa da Inglaterra, o time dirigido por Pep Guardiola acumula 22 vitórias e quatro empates.

Já o PSG ainda não foi derrotado desde que chocou o mundo ao pagar 222 milhões de euros (R$ 854 milhões) por Neymar.

A última vez que o clube da capital francesa saiu de campo sem pontuar foi em 30 de abril, quando foi batido por 3 a 1 pelo Nice. Desde então, foram 21 vitórias, 3 empates e a sensação de pertencer ao grupo dos times de futebol mais temidos da Europa.

Além das equipes de Guardiola e Neymar, outros dois times estão invictos na temporada 2017/18 do Velho Continente.

A Inter de Milão, vice-líder do Campeonato Italiano, já está há 16 partidas sem perder. O Valencia, segundo colocado na Espanha e que segurou um empate com o Barcelona no último domingo, carrega uma invencibilidade de 14 jogos.

O Barça, aliás, é o dono da terceira maior invencibilidade da atualidade. Apesar de ter sido derrotado duas vezes pelo Real Madrid na Supercopa da Espanha, logo no início da temporada, o time de Messi e Suárez se recuperou bem da saída de Neymar já está há 19 partidas sem ser derrotado.

Dínamo de Kiev, Lyon e Atlético de Madri são os outros times inscritos em uma das dez ligas nacionais mais importantes da Europa que não perderam em nenhum dos seus últimos dez compromissos.

As maiores invencibilidades da Europa:

1º – Manchester City (ING) – 26 jogos
2º – Paris Saint-Germain (FRA) – 24 jogos
3º – Barcelona (ESP) – 19 jogos
4º – Inter de Milão (ITA) – 16 jogos
5º – Valencia (ESP) – 14 jogos
6º – Dínamo de Kiev (UCR) – 12 jogos
Lyon (FRA) – 12 jogos
8º – Atlético de Madri (ESP) – 11 jogos


Mais de Clubes

– Quanto custa ver no estádio um jogo do PSG?
– 5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades
– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha
– Sensação da Europa, City importou "meio Barcelona" para chegar ao topo

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.