Topo

Rafael Reis

5 times de futebol que jogam em estádios maiores que suas cidades

Rafael Reis

19/11/2017 04h00

Imagine um estádio capaz de abrigar todos os habitantes da cidade onde ele está localizado… ou melhor ainda, uma arena com capacidade de público superior à população total daquele local.

Obra faraônica? Em alguns casos, pode até ser. Mas essa situação é mais normal do que você imagina e atinge até times de primeira divisão de campeonatos nacionais relevantes, como o Francês e o Português.

Nesses casos, casa cheia significa cidade vazia.

COBRESAL (CHI)

Marcelo Hernández/EFE

Em 1986, o Cobresal precisou transformar seu estádio, o El Cobre, em uma arena com capacidade 20 mil pessoas para poder jogar em casa na Libertadores. Só que o clube nunca chegou nem perto de lotar o estádio. Isso porque o Cobresal é o time de futebol nascido de uma mina de cobre localizada em uma das regiões menos convidativas do planeta, o Deserto do Atacama. A cidade onde fica sua sede, El Salvador, teve no auge da exploração do minério cerca de 12 mil habitantes. Hoje, nem 8 mil pessoas vivem por lá.

 

GUINGAMP (FRA)

Damien Meyer/AFP Photo

O Stade de Roudourou foi palco do primeiro jogo de Neymar com a camisa do Paris Saint-Germain, em agosto. Na vitória por 3 a 0 do PSG sobre o time da casa, 18.378 pessoas encheram a arena localizada no noroeste da França. Ou seja, o estádio de Guingamp está apto a receber incríveis 238% da população da cidade, que não tem nem 7.300 habitantes na atualidade.

 

MOREIRENSE (POR)

Na temporada passada, o clube fez a festa dos 4.800 habitantes da cidade de Moreira de Cónegos ao conquistar o título da Copa da Liga Portuguesa e permanecer na primeira divisão local. Se a celebração pelo melhor ano da história do Moreirense foi no estádio Parque Joaquim Almeida Freitas, ele provavelmente não ficou cheio. Isso porque a arena onde o time manda suas partidas tem capacidade para abrigar mais de 6 mil torcedores.

 

LENS (FRA)

Clive Mason/Getty Images

Campeão francês em 1998 e atualmente na segunda divisão, o Lens joga no estádio Bollaert-Delelis, que recebeu mais de 41 mil pessoas e foi reduzido para 38 mil torcedores durante a reforma que o deixou apto para receber jogos da Eurocopa-2016 (como Portugal x Croácia, na imagem acima). Só que mesmo com sua recente redução de capacidade, a arena ainda abriga um número maior de pessoas do que a população da cidade onde foi construído (cerca de 31 mil habitantes).

 

VADUZ (LIE)

Claudio Villa/Getty Images

Principal clube de Liechtenstein, o Vaduz foi rebaixado na temporada passada para a segunda divisão da Suíça e atua no Rheinpark Stadion, casa da seleção e maior arena do país. Imponente, né? Nem tanto. O estádio tem capacidade para receber só 7.584 pessoas, ainda assim mais do que os cerca de 5 mil habitantes da capital de Liechtenstein.


Mais de Clubes

– Como um time de refugos e emprestados virou a ameaça ao Barça na Espanha
– Sensação da Europa, City importou "meio Barcelona" para chegar ao topo
– 7 estádios históricos do futebol mundial que já não existem mais
– Agressões e bebedeiras: City tem 3 jogadores com passagem pela polícia

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.