Topo

Rafael Reis

Da morte? Brasil tem 40% de chance de ter campeão mundial em seu grupo

Rafael Reis

16/11/2017 10h34

A vitória do Peru sobre a Nova Zelândia na definição da última seleção classificada para a Copa do Mundo-2018 pode ter complicado um pouquinho o caminho do Brasil na competição que será disputada no próximo ano.

Graças à vaga conquistada pela equipe de Cueva, Guerrero e Trauco, as chances de a seleção brasileira enfrentar um outro país campeão mundial já na primeira fase da Rússia-2018 são de aproximadamente 40%.

Isso porque o Peru, décimo colocado no ranking da Fifa, entrará no pote 2 do sorteio das chaves do Mundial e, por pertencer à mesma confederação do Brasil, não poderá cair no mesmo grupo do time dirigido por Tite.

Outras duas seleções sul-americanas, Colômbia e Uruguai, também farão parte do segundo pote e estão sujeitas ao mesmo bloqueio no sorteio.

Ou seja, o Brasil já sabe que irá enfrentar na primeira fase da Copa uma dessas cinco seleções: Espanha, Suíça, Inglaterra, México ou Croácia. Como espanhóis e ingleses já venceram o torneio, a chance de cruzar logo de cara com um campeão mundial é de cerca de 40%.

Essa possibilidade seria menor caso a Nova Zelândia tivesse conquistado a última vaga para o Mundial. Nesse caso, a oitava integrante do segundo pote seria a Dinamarca, e não o Peru, aumentando assim o leque de possíveis adversários brasileiros.

A Fifa ainda não anunciou como será feito o sorteio da próxima Copa. No entanto, nos últimos Mundiais, ela primeiro sorteou todas as equipes do pote 1, depois os times 2 e assim sucessivamente. Caso a entidade opte por alterar a dinâmica da definição das chaves na Rússia, 2018, as possibilidades do sorte também serão alteradas.

A seleção amarelinha não enfrenta um outro campeão mundial na primeira fase da Copa desde 1970, quando caiu na mesma chave da Inglaterra e a derrotou por 1 a 0 em seu segundo jogo na competição.

Levando em consideração a divisão dos potes para o sorteio do Mundial de 2018, um possível "grupo da morte" envolvendo a seleção brasileira teria também Espanha (ou Inglaterra), Suécia e Nigéria.

Por outro lado, o Brasil pode ter também uma fase de grupos bastante tranquila, enfrentando México, Islândia e  Arábia Saudita, por exemplo.

O sorteio que irá definir a primeira fase da Copa da Rússia será realizado no dia 1º de dezembro, em Moscou. Dois países da mesma confederação não podem ficar na mesma chave, com exceção dos europeus, que podem emplacar no máximo duas seleções na mesma chave.

Veja com ficaram os potes do sorteio dos grupos da Copa-2018:

POTE 1: Rússia, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França
POTE 2: Espanha, Peru, Suíça, Inglaterra, Colômbia, México, Uruguai e Croácia
POTE 3: Dinamarca, Islândia, Costa Rica, Suécia, Tunísia, Egito, Senegal e Irã
POTE 4: Sérvia, Nigéria, Austrália, Japão, Marrocos, Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita


Mais de Seleções:

– 7 seleções que já escalaram jogadores brasileiros em Copas do Mundo
– 
Meninos prodígio e brasileiro: nova geração terá missão de salvar a Itália
– Ameaçada, Itália usa 15 estrangeiros em uma década para conter decadência
– Drama argentino: saiba quando seleções campeãs mundiais não foram à Copa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.