Topo

Rafael Reis

6 jogadores que merecem um teste na seleção brasileira antes da Copa

Rafael Reis

06/11/2017 04h00

A seleção brasileira inicia nesta semana sua última série de amistosos do ano.

E, ao contrário de outros times importantes, como Argentina e Portugal, que resolveram poupar suas estrelas e usar a data Fifa de novembro para testar opções, o técnico Tite vai usar força máxima nas partidas contra Japão, nesta sexta-feira, e Inglaterra, no dia 14.

A impressão que passa é que, a sete meses do início da Copa-2018, Tite já tem em sua cabeça um grupo praticamente fechado para tentar o hexacampeonato mundial.

Notícia ruim, ou melhor, péssima, para os brasileiros que estão comendo a bola nos gramados nacionais ou da Europa e que sonham com pelo menos uma convocação para tentar convencer o treinador a fazer parte do elenco da seleção.

Listamos abaixo seis jogadores que merecem ser testados por Tite antes da definição dos 23 convocados para a Rússia-2018.

VANDERLEI
Goleiro
33 anos
Santos (BRA)

O goleiro do Santos é praticamente uma unanimidade como o melhor jogador de sua posição neste Campeonato Brasileiro. Não à toa, torcedores (não só santistas) têm usado as redes sociais para pedir que Tite dê uma oportunidade para Vanderlei. A idade elevada e a ausência de uma história na seleção pesam contra o camisa 1 santista, já que ele não é um nome que poderia acompanhar a Copa-2018 como terceiro goleiro para ser preparado para assumir a posição no futuro.

FABINHO
Volante
24 anos
Monaco (FRA)

Campeão francês e semifinalista da Liga dos Campeões da Europa na temporada passada pelo Monaco, esteve a um passo de ser contratado por Paris Saint-Germain e Manchester United, mas acabou permanecendo no clube do Principado. Fabinho é titular absoluto do meio-campo da equipe dirigida por Leonardo Jardim e um dos homens de confiança do treinador português. O camisa 2 até já foi convocado para a seleção, mas na época em que atuava como lateral direito.

ALLAN
Meia
26 anos
Napoli (ITA)

Ex-jogador do Vasco que se mandou para o futebol italiano com apenas 21 anos, Allan vive o melhor momento da sua carreira e é um dos responsáveis diretos pelo sucesso do Napoli nesta temporada. Polivalente, pode atuar como primeiro volante e também como segundo ou até terceiro homem do meio-campo, já que alia um ótimo poder de marcação com boa chegada ao ataque. Allan seria um ótimo nome para ficar na reserva de Paulinho (ou até jogar ao lado do barcelonista).

TALISCA
Meia-atacante
23 anos
Besiktas (TUR)

Depois de uma passagem marcada pela oscilação no Benfica, Talisca cresceu de produção no Besiktas e virou um dos principais nomes do time turco, líder do grupo G da Liga dos Campeões da Europa. O jogador revelado do Bahia, que chegou a ser convocado para a seleção brasileira logo depois da Copa-2014, tem atuado como segundo homem do ataque, posicionado logo atrás do centroavante. Na seleção, teria de jogar mais recuado, na função hoje exercida por Renato Augusto.

RICHARLISON
Atacante
20 anos
Watford (ING)

É possivelmente a maior revelação brasileira na atual temporada europeia. Contratado do Fluminense pelo nanico Watford, Richarlison se adaptou imediatamente ao futebol vertical praticado na Inglaterra e participou ativamente de seis gols nas primeiras dez rodadas da Premier League (meteu três bolas na rede e deu três assistências). Atacante de características semelhantes às de Gabriel Jesus, pode atuar aberto pela esquerda (como tem jogado no Watford) ou dentro da área adversária.

WILLIAN JOSÉ
Atacante
25 anos
Real Sociedad (ESP)

O ex-São Paulo e Grêmio não é certamente o nome dos sonhos do torcedor brasileiro para o comando de ataque da seleção. No entanto, Willian José é um dos poucos centroavantes brasileiros que conseguiu construir uma carreira estável no primeiro escalão do futebol europeu nas últimas temporadas. O camisa 12 fez sucesso no Las Palmas e atualmente é o vice-artilheiro da Liga Europa pela Real Sociedad, com quatro gols em quatro partidas. Mais experiente internacionalmente que Diego Souza, é um homem de área nato, diferente dos outros atacantes convocados por Tite.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Como Talisca renasceu na Turquia e virou astro de zebra da Champions
– Goleiro de sensação do Inglês, Gomes projeta adeus em 2 anos para "ser pai"
– Como Neymar e astros da seleção protagonizaram vexame histórico na base
– 7 brasileiros que podem ser adversários da seleção de Tite na Copa-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.