Topo

Rafael Reis

"Esquecido" no PSG, Lucas joga 96% menos desde chegada de Neymar

Rafael Reis

04/11/2017 04h00

A chegada do amigo e ex-companheiro de seleção brasileira Neymar ao Paris Saint-Germain custou a Lucas Moura 96% do seu tempo de jogo no clube francês.

É essa a diferença entre a quantidade de minutos que o ex-jogador do São Paulo permaneceu em campo nas 16 primeiras partidas do PSG última temporada e no mesmo número de jogos em 2017/18.

Entre agosto e o início de novembro do ano passado, Lucas defendeu a equipe da capital francesa durante 1.233 minutos. Ele foi titular em 14 das 16 partidas realizadas no período, marcou seis gols e deu três assistências.

Já na atual temporada, a primeira desde a histórica contratação de Neymar, o camisa 7 praticamente sumiu da rotação do PSG. Foram apenas 54 minutos de futebol, espalhados por quatro partidas do Campeonato Francês, e um mísero golzinho, marcado contra o Metz, no começo de setembro.

Lucas ainda não estreou na atual edição da Liga dos Campeões da Europa e foi cortado até mesmo do banco de reservas nas duas últimas rodadas do torneio continental –jogos contra o Anderlecht, o adversário mais frágil do grupo.

A situação é inédita para um jogador que sempre figurou entre os mais importantes do elenco do PSG.

No clube desde janeiro de 2013, quando foi contratado por 40 milhões de euros (R$ 152,3 milhões), o atacante está entre os 25 jogadores que mais atuaram pelo clube em toda história. Ele soma 227 aparições com a camisa azul, com 46 gols e mais 47 passes para seus companheiros marcarem.

Titular absoluto do PSG no começo da temporada passada, Lucas começou a perder espaço no time em janeiro, depois da contratação do meia alemão Julian Draxler (ex-Wolfsburg). As chegadas de Neymar e Kylian Mbappé, em agosto, foram as pás de cal nesse processo de declínio.

Atualmente, o brasileiro é uma espécie de terceiro reserva do técnico Unai Emery para as posições de lado do ataque do líder do Campeonato Francês. O argentino Ángel di María e Draxler, que também atua no meio-campo, são as primeiras opções do banco para a função.

Entre todos os jogadores do elenco adulto do PSG, apenas os goleiros reservas Kevin Trapp e Rémy Descamps, além dos meias Christopher Nkunku e Hatem Ben Arfa, jogaram menos que o ex-São Paulo nesta temporada.

O "esquecimento" no PSG pode fazer com que Lucas busque novos ares na janela de transferências de janeiro.

O brasileiro, que já recusou uma proposta de empréstimo ao Cruzeiro para 2018, é um desejo antigo de Diego Simeone para reforçar o elenco do Atlético de Madri e assim voltar a ter mais minutos em campo.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Como Talisca renasceu na Turquia e virou astro de zebra da Champions
– Goleiro de sensação do Inglês, Gomes projeta adeus em 2 anos para "ser pai"
– Como Neymar e astros da seleção protagonizaram vexame histórico na base
– 7 brasileiros que podem ser adversários da seleção de Tite na Copa-2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.