Topo

Rafael Reis

TV brasileira mostra mais PSG que Corinthians e Palmeiras juntos

Rafael Reis

31/10/2017 04h00

Empolgada com a histórica transferência de Neymar para o Paris Saint-Germain, a televisão brasileira transformou o clube francês na prioridade absoluta de sua escala de transmissões esportivas.

Desde o início de agosto, nenhum clube do planeta teve tantas partidas exibidas ao vivo pelos canais de TV aberta e fechada do Brasil (com exceção do pay-per-view) quanto o PSG.

Com exibição prevista para Esporte Interativo e Band, o confronto contra o Anderlecht, nesta terça-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, será o 15º jogo da equipe de Neymar transmitido para a TV brasileira desde o dia 1º de agosto.

No mesmo período, a TV brasileira exibiu para o estado de São Paulo apenas cinco partidas do Corinthians e nove do Palmeiras.

Ou seja, entre agosto e outubro, o número de jogos do PSG que foram transmitidos ao vivo para o estado mais populoso do país foi superior à soma das partidas exibidas do líder e do vice-líder do Campeonato Brasileiro.

A marca só foi atingida porque SporTV e ESPN, os canais que dividem os direitos de transmissão do Campeonato Francês no Brasil, comprometeram-se a exibir todas as partidas de Neymar e cia. na Ligue 1 na atual temporada.

Além disso, os canais que estão exibindo a Champions (Esporte Interativo e Band, no momento, já que a Globo ainda não iniciou suas transmissões) têm priorizado os jogos do PSG em detrimento de outros clubes mais tradicionais da Europa, como Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Juventus.

É por isso que todas as apresentações de Neymar com a camisa do PSG (e também as partidas em que ele foi poupado ou desfalcou a equipe) foram televisionadas ao vivo para todo o território brasileiro.

O espaço dedicado pela TV brasileira ao terceiro melhor jogador do mundo de 2017 já tem, inclusive, incomodado espectadores que não são tão entusiastas assim do futebol internacional.

A decisão da Globo de anunciar gols do PSG (com exibição da tradicional bolinha na parte de baixo da tela) durante transmissões de jogos do Campeonato Brasileiro já foi criticada por vários torcedores nas redes sociais.

A transformação do Paris Saint-Germain no queridinho na TV brasileira aconteceu depois que o clube francês desembolsou 222 milhões de euros (R$ 843 milhões) para ter Neymar e o transformou na contratação mais cara da história do futebol mundial.

Liderado por seu novo camisa 10, o PSG ainda está invicto na temporada 2017/18, lidera o Campeonato Francês, com quatro pontos de vantagem para o Monaco, e tem 100% de aproveitamento na Champions.


Mais de Clubes

– De atriz pornô a Homem-Aranha: os 7 patrocínios mais bizarros do futebol
– Clube belga monitora atividades (até sexuais) de jogadores e gera polêmica
– Brasileiro é a liga relevante do planeta com menor presença de estrangeiros
– Econômico, Bayern montou time titular com 68% do preço de Neymar

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.