Topo

Rafael Reis

Esperança da seleção italiana vira o artilheiro da Europa na temporada

Rafael Reis

31/10/2017 04h30

A seleção italiana corre risco de ficar fora da Copa do Mundo-2018. No entanto, pelo menos um dos seus jogadores mais importantes não tem motivo nenhuma para reclamar da temporada 2017/18.

Centroavante titular da Azzurra, Ciro Immobile se transformou neste fim de semana no líder da Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior artilheiro das ligas nacionais do futebol europeu.

Com o gol marcado na vitória por 5 a 1 da Lazio sobre o Benevento, no domingo, o camisa 17 chegou a 14 bolas na rede no Campeonato Italiano e assumiu também a primeira colocação no ranking dos goleadores do Velho Continente.

Immobile soma agora 28 pontos na classificação da Chuteira de Ouro, um a mais que os estonianos Albert Prosa e Rauno Sappinen, que dividem a segunda posição.

O atacante é também o principal responsável pela boa fase vivida pela Lazio, que está a apenas três pontos do Napoli, líder do Italiano, e no momento briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Dos 31 gols marcados pela equipe romana na competição, 20 tiveram participação direta de Immobile. Além dos 14 tentos que o colocam na liderança do prêmio, o centroavante já deu seis assistências para seus companheiros.

O bom momento do centroavante da Lazio é uma rajada de esperança para a seleção italiana, que disputa no próximo mês a repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo-2018 contra a Suécia.

Caso não vença o mata-mata de novembro, a Azzurra ficará fora de um Mundial pela primeira vez desde 1958.

O atual vencedor da Chuteira de Ouro é Messi, que somou 74 pontos (37 gols) na última temporada. O argentino divide com Cristiano Ronaldo (Real Madrid) o posto de maior vencedor do prêmio. Cada um deles já levou quatro troféus para casa.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial do prêmio.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 28 pontos (14 gols)
2º – Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
4º – Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 26 pontos (13 gols)
5º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 24 pontos (12 gols)
6º – Paulo Dybala (ARG, Juventus) – 22 pontos (11 gols)
Mauro Icardi (ARG, Inter de Milão) – 22 pontos (11 gols)
Edinson Cavani (URU, Paris Saint-Germain) – 22 pontos (11 gols)
Gerard Gohou (CMF, Kairat Almaty) – 22 pontos (22 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

"Mago" do Leicester copia modelo que deu certo e incomoda grandes na França
Japonês que passou 10 anos no São Paulo inspirou desenho de sucesso mundial
Carrasco do Brasil no Mundial sub-17 é cria de ex-auxiliar de Ceni
Olho neles: 5 destaques da Libertadores que podem reforçar seu time em 2018

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.