Topo

Rafael Reis

Goleiro de sensação do Inglês, Gomes projeta adeus em 2 anos para "ser pai"

Rafael Reis

28/10/2017 04h00

Cento e oito partidas pela primeira divisão inglesa, mais de 450 jogos no futebol europeu, 12 apresentações com a seleção principal, uma participação em Copa do Mundo (2010) e títulos brasileiro e da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.

Aos 36 anos, Gomes sabe que escreveu uma longa e vitoriosa história no futebol. Mas pelo menos até 2019, pretende continuar deixando sua marca no Watford, time que já derrotou o Arsenal nesta temporada e se transformou na sensação do Campeonato Inglês.

Em entrevista ao "Blog do Rafael Reis", o goleiro ex-Cruzeiro, PSV Eindhoven, Tottenham e Hoffenheim revelou que pretende jogar profissionalmente por mais dois anos e que, depois da aposentadoria, pretende se dedicar mais à sua família e menos ao futebol.

Gomes também falou sobre o sucesso do Watford na temporada, a longa carreira que construiu debaixo das traves no futebol europeu e fez vários elogios ao atacante Richarlison, ex-Fluminense e agora seu companheiro de time.

Destacamos abaixo os melhores momentos deste bate-papo:

SUCESSO DO WATFORD
Vim para cá quatro anos atrás em busca de um projeto de longo prazo. Primeiro, ajudei o time a subir para a primeira divisão. E agora queremos melhorar temporada após temporada. Mas não temos nenhum segredo. Só abraçamos a ideia do nosso treinador [o português Marco Silva, de 40 anos], que é jovem e muito inteligente, e começamos a trabalhar em cima disso. Hoje, temos uma equipe que pode enfrentar qualquer grande do Campeonato Inglês. Foi assim contra o Liverpool [empate por 3 a 3] e contra o Arsenal [vitória por 2 a 1]. Espero que permaneça assim até o fim do campeonato.

COMPANHEIRO RICHARLISON
Ele está indo muito bem. É claro que o time está bem, e isso ajuda bastante. Mas o mérito é todo dele. Como estou há dez anos no país, tento ajudá-lo na adaptação, não só no dia a dia, mas também dentro de campo. É um jogador que tem força, velocidade, tudo que a competição precisa. E ele sabe que não está aqui só para ajudar o time, mas também para se firmar na Europa.

FUTEBOL AOS 36
Fisicamente, acho que nunca estive tão bem. É claro que tem as dores, mas tenho treinado muito. Um goleiro de 36 anos tem experiência, tem a rodagem, conhece melhor os caminhos que um goleiro de 23, 24 anos. A experiência conta muito para um goleiro, ainda mais quando joga em uma equipe menor do Campeonato Inglês.

PLANOS DE APOSENTADORIA
Renovei com o Watford até 2019 e acho que esses serão mesmo os dois últimos anos da minha carreira. Quero tirar um tempo maior para mim, para Deus e para minha família. Meus filhos estão crescendo, e futebol atrapalha muito a vida familiar. Então, depois que parar, quero curtir meus filhos e minha família.

NOVA CARREIRA
Tenho algumas coisas em mente, pretendo ficar no futebol, mas não como treinador. Ser treinador é pior ainda do que ser jogador, porque você acaba tendo de viver o futebol 24 horas por dia. E eu não quero isso. A ideia é ficar no futebol como empresário, ou talvez dirigente.


Mais de Brasileiros pelo Mundo

– Como Neymar e astros da seleção protagonizaram vexame histórico na base
– 7 brasileiros que podem ser adversários da seleção de Tite na Copa-2018
– Miranda vê Brasil entre favoritos, mas quer encarar europeus para evoluir
– Tem até ex-seleção: 5 brasileiros que jogaram no exterior e estão sem clube

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.