Topo

Rafael Reis

Melhor do mundo, CR7 não é nem top 250 em prêmio de artilheiro da temporada

Rafael Reis

24/10/2017 04h30

Eleito o melhor jogador do mundo pela quinta vez na carreira, Cristiano Ronaldo não tem traduzido todo esse sucesso em bolas na rede na atual edição do Campeonato Espanhol.

O camisa 7 do Real Madrid não aparece nem entre os 250 primeiros colocados da Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao maior goleador das ligas nacionais do continente europeu na temporada.

Cristiano Ronaldo tem apenas dois pontos na classificação dos artilheiros, fruto do único gol que anotou em cinco jogos neste Espanhol, contra o Getafe, no dia 14 de outubro. Contra Betis, Alavés, Espanyol e Eibar, o melhor jogador do mundo em 2017 passou em branco.

O jejum só não incomoda mais porque CR7 tem marcado com frequência na Liga dos Campeões da Europa, a competição mais importante da temporada. O astro já fez cinco gols na Champions e divide a artilharia do torneio com o inglês Harry Kane, do Tottenham.

O português e o argentino Lionel Messi (Barcelona) são os maiores vencedores da história da Chuteira de Ouro. Cada um deles já levou o troféu para a casa em quatro oportunidades –2008, 2011, 2014 e 2015, no caso do jogador do Real Madrid.

Na atual temporada, quem lidera o ranking dos maior goleadores da Europa são os estonianos Albert Prosa (Tallinn) e Rauno Sappinen (Flora), com 27 pontos.

No entanto, a permanência deles no topo da lista está com os dias contados, já que o italiano Ciro Immobile (Lazio) e o colombiano Radamel Falcao García (Monaco) aparecem logo na sequência e estão apenas um ponto atrás.

Messi, o atual campeão do prêmio e derrotado por Cristiano Ronaldo na eleição do melhor do mundo, Paulo Dybala (Juventus) e Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) são outros nomes conhecidos no top 10 dos artilheiros do Velho Continente nesta temporada.

O "Blog do Rafael Reis" publica a cada terça-feira uma nova parcial da Chuteira de Ouro.

Confira o top 10 da Chuteira de Ouro

1º – Albert Prosa (EST, Tallinn) – 27 pontos (27 gols)
Rauno Sappinen (EST, Flora) – 27 pontos (27 gols)
3º – Ciro Immobile (ITA, Lazio) – 26 pontos (13 gols)
Radamel Falcao García (COL, Monaco) – 26 pontos (13 gols)
5º – Lionel Messi (ARG, Barcelona) – 22 pontos (11 gols)
Gerard Gohou (CMF, Kairat Almaty) – 22 pontos (22 gols)
7º – Mikhail Gordeichuk (BLR, BATE Borisov) – 21 pontos (14 gols)
Magnus Eriksson (SUE, Djugardens) – 21 pontos (14 gols)
9º – Paulo Dybala (ARG, Juventus) – 20 pontos (10 gols)
Pìerre-Emerick Aubameyang (GAB, Borussia Dortmund) – 20 pontos (10 gols)
Sean Maguire (IRL, Preston North End) – 20 pontos (20 gols)
Rimo Hunt (EST, FC Levadia) – 20 pontos (20 gols)


Mais de Cidadãos do Mundo

Em busca de Goku, clube japonês oferece contrato para recém-nascido
Melhor do mundo no PSG está perto de ser presidente, mas teve 1 frustração
Gringos raros: 5 técnicos europeus que comandaram times no Brasil
No futebol da terra de Cristiano Ronaldo, quem brilha é o primo do craque

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.