Topo

Rafael Reis

Chegou a geração 2000: 8 garotos para você acompanhar no Mundial sub-17

Rafael Reis

06/10/2017 04h00

A 17ª edição do Mundial sub-17 começa nesta sexta-feira, na Índia, desfalcado daquele que seria seu garoto mais badalado.

Mas a ausência de Vinícius Jr., meia-atacante do Flamengo já negociado com o Real Madrid por 45 milhões de euros (R$ 165,8 milhões), não significa que a competição tenha ficado carente de meninos que merecem ser observados de perto por torcedores e olheiros dos principais clubes do planeta.

Entre os 504 jogadores inscritos no torneio que vai até 28 de outubro, alguns deles certamente têm condições de repetir os passos de Kroos, Fàbregas, Tevez, Ronaldinho, Casillas, David Silva, todos revelados nos gramados de um Mundial sub-17.

Conheça abaixo 8 garotos que merecem sua atenção na primeira competição masculina da Fifa exclusiva para jogadores nascidos a partir do ano 2.000.

TIMOTHY WEAH
EUA
Atacante
17 anos
Paris Saint-Germain (FRA)

O camisa 10 da seleção norte-americana sabe muito bem o que é ser um astro do futebol mundial. Afinal, seu pai já deve ter lhe contado. Timothy é filho de George Weah, estrela liberiana de Paris Saint-Germain e Milan nos anos 1990 e o único jogador africano que já foi eleito o melhor do planeta (1995). Assim como o pai, o garoto é mestre na arte de balançar as redes e já marcou quatro gols em seis partidas pelo PSG na Uefa Youth League, a versão sub-19 da Liga dos Campeões da Europa.

TAKEFUSA KUBO
Japão
Meia-atacante
16 anos
FC Tokyo (JAP)

Novo Messi ou novo Freddy Adu? Só o tempo dirá. Mas é fato que o garoto que encantava nas categorias de base do Barcelona (e que deve voltar para lá quando alcançar a maioridade) disputou seu primeiro Mundial sub-20 com apenas 15 anos de idade e agora é uma das atrações da competição sub-17. Mesmo tão novo, Kubo já fez história no futebol japonês. O menino é o jogador mais jovem de todos os tempos a disputar uma partida de futebol como profissional na terra do sol nascente.

JADON SANCHO
Inglaterra
Meia-atacante
17 anos
Borussia Dortmund (ALE)

Cria das categorias de base do Manchester City, foi eleito o melhor jogador do último Europeu sub-17 e acabou negociado com o Borussia Dortmund por 8,8 milhões de euros (R$ 32,4 milhões) depois da competição. Na Alemanha, Sancho carrega o peso de substituir o francês Ousmane Dembélé, que foi para o Barcelona. Até por isso, só foi liberado pelo Dortmund para disputar a fase de grupos do Mundial. Caso a Inglaterra avance para os mata-matas, seu caso será reavaliado pela comissão técnica.

AMINE GOUIRI
França
Atacante
17 anos
Lyon (FRA)

Artilheiro do último Europeu sub-17, com oito gols, o centroavante francês possui origem argelina, assim como Zinédine Zidane e Karim Benzema, e é um dos favoritos para conquistar a Chuteira de Ouro no Mundial. Na mira de vários clubes importantes do Velho Continente, Gouiri acabou de renovar contrato por três temporadas com o Lyon e deve receber em breve sua primeira oportunidade de atuar pela equipe principal.

JANN-FIETE ARP
Alemanha
Atacante
17 anos
Hamburgo (ALE)

Ao entrar em campo no finalzinho da partida contra o Werder Bremen, no último sábado, o centroavante do Hamburgo se tornou o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a estrear na Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão. Nada mais natural, já que Arp é uma das grandes apostas da seleção tetracampeã mundial para o futuro e faz parte da lista de compras de Chelsea, Borussia Dortmund e Juventus.

PAULINHO
Brasil
Meia-atacante
17 anos
Vasco (BRA)

Com a ausência de Vinícius Jr., caberá a Paulinho a tarefa de liderar o Brasil no Mundial sub-17. Apesar de muito jovem, o garoto já tem uma experiência considerável no futebol profissional e chegou até a ser titular do Vasco em algumas partidas do Campeonato Brasileiro. Autor de dois gols na Série A deste ano, ambos na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, o meia-atacante é o jogador mais novo a marcar pelo Vasco neste século –quebrou o recorde que pertencia a Philippe Coutinho.

WILLEM GEUBBELS
França
Meia-atacante
16 anos
Lyon (FRA)

Ponta esquerda de muita velocidade e habilidade acima do normal, vem sendo tratado como fenômeno pela imprensa francesa e foi o primeiro jogador nascido no século 21 (a partir de 2001) a estrear na Ligue 1. Geubbels debutou com a camisa do time adulto do Lyon no empate por 3 a 3 com o Dijon, no dia 23 de setembro, e deve ser integrado de vez à equipe principal depois do Mundial.

ABEL RUIZ
Espanha
Atacante
17 anos
Barcelona (ESP)

Maior artilheiro da história da seleção espanhola sub-17, com 19 gols em 25 partidas, o centroavante do Barcelona foi o capitão da equipe na conquista do Europeu da categoria e é o principal nome da nova geração de La Masia. Ruiz já tem sido titular em algumas partidas do Barça B e seu aproveitamento por Ernesto Valverde no time de cima é apenas uma questão de tempo.


Mais de Cidadãos do Mundo

Zizao não foi o único: 6 jogadores asiáticos que tentaram a sorte no Brasil
Obinna (o original) e mais 5 africanos que passaram pelo futebol brasileiro
5 jogadores acusados de crimes sexuais contra menores de idade
Lembra do Osio? 6 jogadores europeus que atuaram no futebol brasileiro

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.