Topo

Rafael Reis

Ranking "maluco" pode colocar Brasil em grupo da morte na Copa-2018

Rafael Reis

02/10/2017 04h00

Espanha (ou Itália/Inglaterra), México e Nigéria. É com um grupo mais ou menos com essa configuração que a seleção brasileira pode ter de lidar na primeira fase da Copa do Mundo-2018.

A decisão da Fifa de utilizar o ranking da entidade para definir os cabeças de chave do sorteio do Mundial abriu a possibilidade de a competição ter vários "grupos da morte" e pode complicar um pouco o caminho da equipe de Tite rumo ao hexa.

Segundo o órgão que gerencia o futebol mundial, os cabeças de chave da Copa-2018 serão as sete seleções mais bem classificadas da próxima edição do ranking, que será divulgada em 16 de outubro, entre as que se classificarem para o torneio. A oitava equipe do Pote 1 do sorteio será a anfitriã Rússia.

O critério pode até ser justo, já que o ranking leva em consideração os resultados obtidos por cada seleção nos últimos quatro anos. Só que, como a lista da Fifa anda um tanto quanto "maluca", a Copa pode ter vários confrontos entre gigantes já na primeira fase.

Isso porque apenas três seleções que conquistaram títulos mundiais estão atualmente entre as sete primeiras do ranking, aquelas que serão automaticamente cabeças de chave se conquistarem a classificação: Alemanha, Brasil e Argentina.

Os outros cinco times que encabeçariam chaves no sorteio da Rússia-2018 jamais disputaram sequer uma final de Copa.

Portugal e Bélgica, mesmo sem histórias tão ricas no futebol, pelo menos são seleções das mais temidas do planeta na atualidade. Já Polônia, Suíça e a Rússia, as outras três cabeças de chave na configuração atual do ranking, não são equipes que metem muito medo nas potências.

Em contrapartida, times que são reais candidatos ao título mundial no próximo ano não ocupam hoje um lugar na lista que dá direito à vantagem no sorteio das chaves. A França é a oitava no ranking, e a Espanha, a 11ª.

Também campeãs mundiais, Inglaterra, Uruguai e Itália ocupam da 15ª a 17ª colocações na classificação mundial de seleções e dificilmente chegarão ao posto de cabeças de chave. Mas podem ser rivais indigestas para quem as enfrentar na primeira fase da Copa, em um dos "grupos da morte".

A situação já ocorreu no Mundial passado, o primeiro em que a Fifa usou seu ranking como critério de definição das seleções que encabeçariam os grupos.

Em 2014, três seleções com títulos de Copa no currículo, Inglaterra, Uruguai e Itália, caíram na mesma chave e protagonizaram duelos de gigantes logo no início da competição. Os uruguaios se deram melhor na disputa e avançaram para as oitavas de final, ao lado da zebra Costa Rica.

Confira o top 10 do Ranking da Fifa (e as seleções campeãs mundiais)

1º – Alemanha – 1.606 pontos
2º – Brasil – 1.590
3º – Portugal – 1.386
4º – Argentina – 1.325
5º – Bélgica – 1.265
6º – Polônia – 1.250
7º – Suíça – 1.210
8º – França – 1.208
9º – Chile – 1.195
10º – Colômbia – 1.191
11º – Espanha – 1.184
15º – Inglaterra – 1.056
16º – Uruguai – 1.043
17º – Itália – 1.035


Mais de Seleções:

– Com time de refugiados, Síria busca vaga inédita na Copa para aliviar dor
– Brasil foi a seleção que mais movimentou dinheiro na janela; veja top 10
– Falta de dinheiro minou plano megalomaníaco do País da Copa para 2018
– Eliminatórias podem derrubar Brasil para 3º lugar de ranking da Fifa

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.