Topo

Rafael Reis

Brasileiro é a liga revelante do planeta com menor presença de estrangeiros

Rafael Reis

30/09/2017 04h00

Quantos estrangeiros fazem parte do elenco do seu time de coração? Dois, três, talvez quatro? Você acha que esse número é um exagero? Não, ele não é, pelo menos de acordo com aquilo que acontece no futebol mundial na atualidade.

Dentre os 20 principais campeonatos nacionais do planeta, o Brasileiro é o que possui o menor número de atletas de outras nacionalidades.

Segundo o Transfermarkt, site especializado no Mercado da Bola, 64 jogadores nascidos em 13 países diferentes formam a legião estrangeira que participa da primeira divisão brasileira nesta temporada.

Esses atletas, oriundos de Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Camarões, Alemanha, Japão e Turquia, correspondem a 9,2% da totalidade dos elencos dos 20 clubes da Série A.

Essa marca é mínima quando comparada à presença estrangeira na maior parte das ligas nacionais de alguma importância no planeta.

No primeiro escalão do futebol europeu, por exemplo, os gringos costumam representar de 40% a quase 70% do total dos jogadores inscritos em uma competição. E não causa mais nenhum assombro ver times escalados sem nenhum atleta local.

Nos outros continentes, a presença estrangeira é menor do que na Europa. Mas, pelo menos nos campeonatos mais relevantes, ainda costuma ser superior à registrada na elite do Brasileiro.

No México, onde os clubes frequentemente investem em jogadores de fama mundial, como o japonês Keisuke Honda e o francês André-Pierre Gignac, os estrangeiros ocupam 39,9% dos elencos.

Já na Arábia Saudita, os gringos representam 20,9% do total. Japão e China, as ligas mais importantes da Ásia, têm taxas de participação estrangeira semelhantes, na casa dos 16%. E mesmo a Argentina, que possui um futebol bem menos endinheirado que o Brasil, supera a marca da Série A nacional: 11%.

De acordo com o regulamento da CBF, alterado pela última vez em 2013, não há limite no número de jogadores estrangeiros que um clube pode inscrever por temporada. No entanto, apenas cinco gringos podem ser relacionados por uma equipe para cada partida de uma competição chancelada pela entidade –Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

ESTRANGEIROS NA 1ª DIVISÃO NACIONAL

Portugal – 68,8%
Inglaterra – 67,5%
Bélgica – 58,6%
Itália – 53,7%
Alemanha – 52,5%
Turquia – 52,4%
EUA – 52,3%
França – 49,9%
Escócia – 47,5%
Grécia – 47,3%
Espanha – 42,9%
Holanda – 40,6%
México – 39,9%
Rússia – 38,6%
Arábia Saudita – 20,9%
Ucrânia – 20,8%
Japão – 16,5%
China – 16,2%
Argentina – 11,8%
Brasil – 9,2%

Fonte: Transfermarkt


Mais de Clubes

– Econômico, Bayern montou time titular com 68% do preço de Neymar
– Nem Neymar, nem Cavani: Melhores batedores de pênalti do PSG estão no banco
– Você se lembra da última partida em que o Real Madrid não fez gol?
– Por quer o México atrai jogadores famosos da Europa, e o Brasil, não?

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.