Topo

Rafael Reis

Como Suíça virou a 4ª melhor seleção do mundo e ameaça ida de CR7 para Copa

Rafael Reis

31/08/2017 04h00

Liderança do seu grupo nas eliminatórias na Copa do Mundo, triunfo sobre o campeão europeu, sete vitórias consecutivas, mais de um ano de invencibilidade e 300 dias sem sofrer um único gol.

Esse é o resumo dos últimos meses da quarta melhor seleção do planeta na atualidade: a Suíça.

Suíça? Isso mesmo. Pelo menos, é o que indica o ranking da Fifa. De acordo com a classificação da entidade, os helvéticos possuem a quarta melhor seleção do mundo e estão atrás apenas de Brasil, Alemanha e Argentina.

Apesar dos critérios sempre questionáveis da lista organizada pela Fifa, é inegável que a Suíça vive um momento especial no futebol. Tão especial que pode impedir que a Copa conte com uma de suas principais estrelas, Cristiano Ronaldo.

O time dirigido por Vladimir Petkovic, no cargo há três anos, divide com a Alemanha o posto de melhor campanha das eliminatórias europeias. As duas equipes são as únicas que continuam com 100% de aproveitamento no qualificatório para a Rússia-2018.

A Suíça está no topo do Grupo B das eliminatórias com 18 pontos, três a mais que Portugal, que foi derrotada na rodada de abertura por 2 a 0, na Basileia.

A atual campeã europeia provavelmente terá de vencer o confronto direto com a atual líder da chave, em outubro, para não ter de disputar a repescagem e garantir a presença de CR7 no Mundial.

A seleção suíça ostenta ainda a melhor sequência de resultados da atualidade entre os times de primeiro escalão do futebol mundial. Já são sete vitórias consecutivas, contra Portugal, Hungria, Andorra, Ilhas Faröe (duas vezes), Letônia e Belarus.

A última vez que a equipe de Petkovic não saiu de campo com os três pontos foi na eliminação da Eurocopa-2016 –derrota nos pênaltis para a Polônia, pelas oitavas de final, em junho do ano passado.

Para encontrar uma derrota suíça, é preciso voltar ainda mais no tempo. A equipe vermelha perdeu um amistoso para a Bélgica em maio de 2016 e, desde então, já emenda uma sequência de 12 partidas de invencibilidade.

O 13º jogo consecutivo sem perder tem tudo para ser alcançado nesta quinta-feira, quando a quarta melhor seleção da atualidade joga em casa contra a modesta Andorra, apenas a 129ª colocada no ranking da Fifa.

Apesar dos resultados positivos, a Suíça não é uma seleção que conta com grandes estrelas do futebol internacional. O goleiro Roman Bürki (Borussia Dortmund), os laterais Stephan Lichtsteiner (Juventus) e Ricardo Rodríguez (Milan) e o volante Granit Xhaka (Arsenal) são os únicos dos seus jogadores que atuam em clubes do primeiro escalão europeu.

O ponto forte, como manda a tradição suíça, é um sistema defensivo de dar inveja aos adversários. O time não foi vazado em nenhum dos cinco últimos jogos que disputou e sofreu seu último gol em 10 de outubro do ano passado, quando derrotou Andorra por 2 a 1.

Foi assim que a Suíça se transformou na quarta melhor seleção do planeta e virou uma ameaça para a ida de Cristiano Ronaldo para a Copa-2018.


Mais de Seleções:

– Eliminatórias podem derrubar Brasil para 3º lugar de ranking da Fifa
– Conheça as seleções que podem se classificar para a Copa nesta Data Fifa
– Tentáculos do Qatar no futebol vão muito além de Neymar, PSG e Copa
– Como obsessão de Löw salvou a Alemanha da "maldição dos campeões mundiais"

Sobre o Autor

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

Sobre o Blog

Este espaço conta as histórias dos jogadores que fazem do futebol uma paixão mundial. Não só dos grandes astros, mas também dos operários normalmente desconhecidos pelo público.